Imagine os EUA dos anos 1940 sob o fascismo do presidente Charles Lindbergh. Essa é a premissa da nova minissérie The Plot Against America, que estreia dia 16 de março de 2020 na HBO e na HBO GO.
Criada por David Simon e Ed Burns, a estória é baseada no livro ‘Complô Contra a América’, de Philip Roth. Nela, há uma versão alternativa da história dos Estados Unidos. Nas eleições de 1940, Franklin Roosevelt cumpre seu segundo mandato presidencial, e enfrenta Charles Lindbergh, que se tornara herói nacional por ter sobrevoado sozinho o Oceano Atlântico.
Uma família de trabalhadores judeus em Nova Jersey vê com apreensão a ascensão do discurso populista do xenófobo Lindbergh. O candidato promove sua candidatura alegando que os judeus são desleais ao país, numa época de nacionalismo exacerbado devido à Segunda Guerra Mundial.
O cocriador David Simon explica:
“Philip Roth ficou conhecido por narrativas que falam sobre a condição humana e tocam diretamente o coração do público, Mas The Plot Against America é um emocionante tratado político sobre os Estados Unidos, com uma simulação de totalitarismo e intolerância. Publicado em 2004, o livro acabou sendo premonitório. Roth nos alertou que isso podia acontecer aqui, e ainda pode”.
No elenco de The Plot Against America estão Zoe Kazan, Morgan Spector, Winona Ryder, John Turturro, Anthony Boyle, Azhy Robertson e Caleb Malis.
A minissérie produzida pela HBO em parceria com a Simon-Noble, possui seis episódios.
O tema da versão alternativa da história dos EUA de The Plot Against America lembra a série The Man in the High Castle, produzido pela Amazon Studios, que mostra o que aconteceria se a Alemanha nazista tivesse ganhado a Segunda Guerra Mundial, baseada no livro de Philip K. Dick.