O filme polonês Todos os Meus Amigos Estão Mortos é uma imitação das produções hollywoodianas que misturam comédia com violência. Esse gênero híbrido abrange desde A Loja dos Horrores (1960), de Roger Corman, até outros filmes da Netflix, como, por exemplo, A Babá (2017).
Em Todos os Meus Amigos Estão Mortos, uma dupla de detetives chega a uma casa onde encontram dezenas de corpos. Em flashback, o filme revela que os mortos são os convidados da festa de réveillon que rolou nesse local. E, como aconteceu a tragédia.
Personagem múltiplos
Primeiro, o filme se preocupa em apresentar os protagonistas da estória. E, são vários, e o acompanhamento dos seus problemas pessoais o aproxima dos dramas com personagens múltiplos do diretor Robert Altman. De fato, alguns deles são até interessantes. Por exemplo, o dilema da mulher de meia-idade que namora um rapaz jovem, e que não quer assumir o amor que existe entre eles. Porém, a maioria é caricata, como as irmãs ninfomaníacas e o francês virgem religioso.
A partir de um certo momento, Todos os Meus Amigos Estão Mortos entra no tema da violência. Então, a partir de um revólver de coleção, tudo começa a desandar. Enquanto as primeiras mortes, acidentais, guardam certa coerência, a maior parte é forçada e nada inteligente. Aliás, a morte coletiva final decepciona, pois possui zero criatividade.
Na verdade, a presença dos dois detetives no início do filme sugere uma investigação. E, logo, surge a expectativa de que eles desvendem o caso, com descobertas surpreendentes. Porém, não é o que acontece, e vemos apenas uma sucessão de acontecimentos, com uma fina linha de relação entre eles.
Em suma, Todos os Meus Amigos Estão Mortos fracassa em suas intenções. Suas situações forçadas não são nem engraçadas, nem emocionais. Para piorar, o filme fecha com um trecho como se todos tivessem ido para o céu. E que aqui os realizadores preferem caracterizar como uma realidade alternativa, pois é o que está mais em evidência.
___________________________________________
Ficha técnica:
Todos os Meus Amigos Estão Mortos (Wszyscy moi przyjaciele nie zyja) 2020. Polônia. Direção e roteiro: Jan Belci. Elenco: Michal Meyer, Adam Woronowicz, Julia Wieniawa-Narkiewicz, Adam Turczyk, Nikodem Rozbicki, Monika Krzywkowska.
Distribuição: Netflix