Situado após o fim do período escravagista no Brasil, o filme Todos os Mortos estreia nos cinemas nesta quinta, dia 10 de dezembro de 2020.
Todos os Mortos é uma coprodução do Brasil com a França, dirigido e escrito por Caetano Gotardo & Marco Dutra. No seu elenco, destacam-se Mawusi Tulani, Clarissa Kiste, Carolina Bianchi, Thaia Perez e Agyei Augusto.
A história do filme se passa em São Paulo entre 1899 e 1900, e está centrada nas mulheres de duas famílias. Uma delas é branca, os Soares, e a outra, negra, os Nascimento. As mulheres da família Soares, antigas proprietárias de terra, tentam se agarrar ao que resta de seus privilégios. E Iná Nascimento, que viveu muito tempo escravizada, luta para reunir seus entes queridos em um mundo que lhes é hostil, enquanto procura dar vazão a suas próprias vontades.
O longa conta com participações especiais da cantora Alaíde Costa e do ator Thomás Aquino (Bacurau), ambos premiados com os Kikitos de atores coadjuvantes em Gramado, além da atriz portuguesa Leonor Silveira (conhecida por seu trabalho com o diretor Manoel de Oliveira).
“Todos os Mortos é uma demonstração de um novo tipo de poética imagética brasileira, uma abordagem que reconhece o ponto exato em que uma experiência de sociedade poderia ter rompido com sua trajetória trágica, mas ao invés disso se tornou mais cindida. Entretanto, não há ali dedo em riste ou lamento e sim uma maneira profundamente sensível de juntar os fios partidos para entender um tecido feito no tempo, mostrando uma trama não daquilo que foi, mas de como poderia ter sido.”, escreveu Salloma Salomão, músico, ator e dramaturgo, autor da trilha sonora, que foi premiada em Gramado, e consultor de roteiro e montagem de Todos os Mortos.
A produção é da Dezenove Som e Imagens (Brasil), de Sara Silveira (homenageada na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo deste ano com o prêmio Leon Cakoff) e Maria Ionescu, com coprodução da Good Fortune Films (França).
Em relação à trajetória de Todos os Mortos nos festivais, o filme estreou na Competição Oficial do Festival de Berlim e teve exibição especial na 44ª Mostra Internacional de Cinema, além de ganhar três Kikitos no Festival de Gramado. Além dos festivais acima citados, o longa participou da seleção oficial dos festivais de San Sebastián, Biarritz, Pingyao, Riga, Viennale, Cork e Huelva, e ganhou o prêmio de Melhor Filme na Mostra Silvestre do IndieLisboa.
Trailer:
Ficha técnica:
Todos os Mortos (All the Dead Ones)
Brasil | França, 2020 | 120 min, Ficção, Cor, 1.85:1
Direção e Roteiro: Caetano Gotardo & Marco Dutra
Elenco: Mawusi Tulani (Iná), Clarissa Kiste (Maria), Carolina Bianchi (Ana), Thaia Perez (Isabel), Agyei Augusto (João), Rogério Brito (Antônio), Andrea Marquee (Carolina), Leonor Silveira (Dona Romilda), Thomás Aquino (Eduardo), Luciano Chirolli (Jorge), Teca Pereira (Doca), Vinícius Meloni (Anísio), Eduardo Silva (Silva), Livia Silva (Rosa), Tuna Dwek (Sra. Giovanna), Alaíde Costa (Josefina) e Gilda Nomacce (Irmã Flora)
Direção de Fotografia: Hélène Louvart
Direção de Arte: Juliana Lobo
Montagem: Juliana Rojas, Caetano Gotardo & Marco Dutra
Som: Gabriela Cunha, Rubén Valdez, Christophe Vingtrinier
Música: Salloma Salomão, Gui Braz, Garbato Bros.
Produção: Maria Ionescu, Sara Silveira, Clément Duboin e Florence Cohen
Produção Executiva: Maria Ionescu
Distribuição: Vitrine Filmes.
fonte: divulgação