Após passagem por alguns festivais no Brasil e em outros países, o documentário Tranças chega hoje às plataformas de streaming Net Now, Claro TV e Vivo Play, possibilitando que seu importante tema, a alienação parental, alcance um grande número de espectadores.
A alienação parental é a situação em que um filho é afastado do pai ou da mãe pelo outro genitor, perdendo vínculos essenciais à sua formação como indivíduo. De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ela atinge 17 milhões de crianças e adolescentes no Brasil.
Esse assunto, que é tabu entre as famílias, é contado por pessoas que enfrentaram esta situação, como a própria diretora Livia Sampaio, que passou por isso quando sua neta foi afastada do seu convívio pela mãe que a levou para o interior da Argentina.
Livia Sampaio, que é formada em Economia, pós-graduada em Direito Tributário, e mestre em Comunicação e Culturas Contemporâneas questiona a efetividade das legislações e do Poder Judiciário, nem sempre preparados para lidar com um tema tão urgente a todas as partes envolvidas. Partindo de seu drama pessoal, a diretora trava uma batalha e investiga com lupa os meandros jurídicos e familiares da alienação parental.
O documentário Tranças reúne entrevistas com diversas pessoas como pais, psicólogos, juízes de varas de famílias e amigos próximos, entre outros. Os depoimentos revelam o impacto da alienação parental que causam grave prejuízo emocional. Completam o longa-metragem imagens do arquivo pessoal da diretora, que relembra sua trajetória para conseguir desfazer e refazer as tranças que representam as mais afetivas relações familiares.
Tranças foi lançado nos cinemas de Salvador (BA), e recebeu no dia 29 de novembro o troféu Cacto de Prata, no Festival de Cinema dos Sertões, em Floriano (PI), pelo roteiro, assinado por Angelo Tortelly, Douglas Tourinho e pela própria diretora.
O documentário foi produzido com recursos obtidos via crowdfunding, além de investimento da própria Livia Sampaio. A diretora explica o motivo:
“Não havia tempo para esperar a burocracia e as liberações de recursos (de um financiamento público). A realização de um filme com este tema era tão urgente quanto a angústia de quem espera para rever um filho”.
FICHA TÉCNICA DE TRANÇAS
Tranças (Brasil / Tropic Filmes / 2019) – 1h15min
Gênero: documentário
Direção: Livia Sampaio
Roteiro: Angelo Tortelly, Douglas Tourinho e Livia Sampaio
Montagem: Julia Gutmann
Direção de fotografia: Gabriel Teixeira
Trilha sonora original: André T.
Disponível nas plataformas digitais.
Trailer:
.