Um Filho (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Um Filho

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Um Filho (The Son) parece ser o filme seguinte natural para o dramaturgo Florian Zeller. Sua estreia na direção aconteceu com Meu Pai (The Father, 2020), que rendeu o Oscar de melhor ator para Anthony Hopkins e de melhor roteiro adaptado para ele mesmo, ao lado do experiente Christopher Hampton. Essa dupla vencedora agora leva para as telas não um pai, mas um filho que enfrenta problemas relacionados à mente. Não se trata de Alzheimer, mas de depressão.

O enredo se concentra mais em Peter (Hugh Jackman), o pai que se separou da esposa Kate (Laura Dern) para viver com Beth (Vanessa Kirby), com quem tem agora um bebê. Mas o divórcio deixou traumas no filho Nicholas (Zen McGrath). Aos 17 anos, o rapaz sofre muito, não consegue frequentar a escola, fazer amigos, e ainda se autoflagela. Kate não consegue mais se conectar com ele, e Nicholas então se muda para a casa do pai e de Beth. No início, parece que o garoto apresenta melhoras, mas logo seu estado começa a se agravar.

Direção contida

Desta vez, Florian Zeller não desestrutura a narrativa como fez em Meu Pai, recurso usado para retratar a confusão mental do personagem de Anthony Hopkins (que aqui faz uma ponta como o pai de Peter). Em Um Filho, o que foge da linearidade são os trechos de flashback, o que até o cinema clássico já incorporou. Há algumas metáforas visuais (por exemplo, o chapéu de Kate que cai no mar e representa o adeus a essa época feliz dos três juntos, Peter descendo no elevador após receber uma notícia ruim ao telefone, e a máquina de lavar roupas em movimento refletindo o turbilhão na cabeça de Nicholas).

Nada do que foi citado acima revela audácia por parte do diretor Zeller. Esse ingrediente ele reserva apenas para o epílogo, na cena enigmática em que Peter recebe Nicholas para jantar. Não é o suficiente para engrandecer esse filme, que é interessante pelo tema contundente. Nesse sentido, o roteiro capta a extrema dificuldade de conseguir curar uma mente. Um Filho não chega ao mesmo nível de Meu Pai, mas não deve ser desprezado. A luta dos pais pela salvação da pessoa que tanto amam possui uma força sensibilizadora gigante, que arrebata o mais insensível dos espectadores.

___________________________________________

Ficha técnica:

Um Filho | The Son | 2022 | 123 min | Reino Unido, França | Direção: Florian Zeller | Roteiro:  Florian Zeller, Christopher Hampton | Elenco: Hugh Jackman, Laura Dern, Vanessa Kirby, Zen McGrath, Anthony Hopkins.

Distribuição: Diamond / Galeria.

Trailer:
Um Filho
Onde assistir:
Um Filho (filme)
Um Filho (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo