Um Filme de Cinema (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Um Filme de Cinema

Avaliação:
5.5/10

5.5/10

Crítica | Ficha técnica

Um Filme de Cinema faz da sua simplicidade seu maior trunfo. Realizado com poucos recursos e forte interligação entre realizador e narrativa, o longa-metragem de Thiago B. Mendonça quase se confunde com o material que move a sua trama. Nela, a menina Bebel (filha do diretor, assim como a irmã mais nova dela) escolhe fazer um filme como projeto da escola. Uma opção natural, já que seu pai é cineasta.

A história acompanha o desenvolvimento desse projeto. Sem muito estresse, mas com quebras de algumas regras da escola que, em última instância, acarretam a suspensão de Bebel. Enquanto isso, o pai dela sofre com um bloqueio criativo e tem dificuldade em finalizar seu filme a tempo de exibi-lo num festival.

Mas o enredo de Um Filme de Cinema, por si só, não consegue despertar o interesse do espectador. Falta nele uma dramaticidade mais contundente. Os atos de indisciplina na escola poderiam ser mais graves, a protagonista poderia se meter numa situação de perigo, o filme poderia expor o que o pai perderia caso não finalizasse seu projeto etc. Enfim, faltam situações dramáticas no filme (a perda do cachorro é o clímax emocional do enredo). Nesse aspecto, talvez a aproximação íntima demais do realizador com a sua obra tenha obstruído uma maior liberdade criativa. Afinal, além de dirigir as próprias filhas, o diretor se projeta no personagem do pai. Ademais, a escola do filme é a mesma que Bebel frequentava e a casa a que a família morava.

Diálogo com as crianças

Por outro lado, essa produção quase caseira compõe uma mise-en-scène familiar para a maioria das crianças, que compõem seu público principal. Assim, não há barreiras para o espectador mirim, que embarca facilmente nessa história. As crianças se lembrarão, inclusive, dos programas infantis da TV, até por conta das interpelações musicais, que soam bem orgânicas, geralmente sem arranjos elaborados, apenas com violão e voz.

Para o público adulto, restam as referências ao cinema. Resultantes de muita pesquisa e inspiração, trechos de filmes antigos entram recorrentemente entre as cenas, sempre guardando relação com a narrativa. As referências, além disso, estão nos pôsteres no escritório do pai e em algumas reencenações.

O chamamento lúdico ainda entra no filme em forma de sequências de sonhos e em aproximações experimentais. Apesar disso, seu formato não é tanto de um filme de cinema (como propõe o título), mas de um programa infantil televisivo, o que conta a favor de um diálogo mais fluido com as crianças hodiernas.  

___________________________________________

Ficha técnica:

Um Filme de Cinema | 2018 | Brasil | 83 min | Direção e roteiro: Thiago B. Mendonça | Elenco: Bebel Mendonça, Isadora Mendonça, Rodrigo Scarpelli, Eugênia Cecchini, Antonio Petrin, Alípio Freire, Carlos Francisco, Camila Urbano.

Distribuição: Embaúba Filmes.

Um Filme de Cinema (filme)
Um Filme de Cinema (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo