O suspense dinamarquês Um Marido Fiel (Kærlighed for voksne) reúne alguns elementos hitchcockianos, mas é frio demais para provocar emoções.
Em seu quinto longa-metragem, a diretora Barbara Topsøe-Rothenborg se deixa influenciar por Alfred Hitchcock. O que é positivo, pois seguir os passos de um mestre desse gabarito sempre ajuda. Nesse sentido, o filme apresenta não só a perspectiva do investigador policial, mas também a do suspeito. Portanto, como na majoritária obra de Hitchcock, não se trata de um whodunit para se descobrir quem é o culpado. Além disso, a polícia não desvenda os crimes, o que também é outra constante nos filmes do cineasta inglês. E, por fim, tem também o fato de o enredo acompanhar a execução dos assassinatos. O primeiro deles segue a cartilha do mestre do suspense. Já o segundo tenta outro rumo, fatalmente enfraquecendo o filme, como explicarei mais adiante.
A narrativa começa com uma conversa entre o policial encarregado pela investigação e sua filha, e assim segue até o final. Já se passou certo tempo, mas o investigador ainda acredita que desvendou a solução de dois crimes não resolvidos que parecem conectados. Porém, não possui as provas necessárias para reabrir os casos.
Análise com alguns spoilers
A diretora Barbara Topsøe-Rothenborg consegue conduzir o espectador ao erro eficientemente, assim, surpreendendo nas quebras de expectativas e nas guinadas da trama. Com habilidade, ela constrói e desconstrói a figura da esposa Leonora (Sonja Richter). Enquanto vítima, a vemos em uma bela composição atrás do vidro enorme da sua casa que reflete a vegetação ao redor, com olhar triste. Já como algoz, ela parece assustadora quando explica o seu plano diabólico ao marido Christian (Dar Salim) num restaurante, com a câmera em close e a luz de cima que coloca sombras em seu rosto. Mas só essa personagem recebe esse tratamento especial, pois o filme revela suas várias camadas ao longo da história, enquanto o marido permanece o mesmo durante toda a trama.
Aliás, a esposa demonstra indiscutível supremacia sobre o marido, embora seja este que a traia com uma amante mais jovem. Após superar sua desilusão, Leonora deixará emergir o instinto feroz ao qual ela não precisou mais recorrer após constituir um casamento sólido. E o enredo evidencia que o plano dela é muito superior ao do marido. Ela antecipa todos os detalhes que podem incriminá-los, e ainda possui a frieza que o companheiro não tem para executá-lo.
Roteiro redondo
O roteiro, adaptado do livro de Anna Ekberg, sobrevive ao escrutínio dos detalhistas. Mesmo minúcias são bem resolvidas – por exemplo, como o cartão de combustível chega às mãos do marido? Para isso, a direção precisa de Barbara Topsøe-Rothenborg é crucial. Nesse exemplo citado, ela utiliza um plano-detalhe para evidenciar o cartão dentro do carro. Tudo no script funciona redondo, até mesmo o humor sarcástico, mas sutil, do fato dessa conversa sinistra sobre casamento acontecer instantes antes de a filha entrar na igreja para seu matrimônio.
Pena que o filme não consiga provocar momentos de tensão e emoção. O fator que mais impacta para isso é a ausência de uma trilha musical mais impactante, como aquelas que Bernard Herrmann compunha para Hitchcock. O tom da música sobe em um ou outro momento de susto, mas está insuficiente na construção do clima sinistro. Não é apenas esse elemento que prejudica o suspense, tem também a própria direção na construção do tom ideal, incluindo aí a iluminação, os cortes, os planos adequados etc. Acima de tudo, Topsøe-Rothenborg não explora o suspense no acompanhamento da execução do segundo crime, oportunidade na qual ela poderia colocar o espectador lado a lado com o suspeito, criando a angústia da dúvida se tudo sairá como planejado.
Mesmo assim, Um Marido Fiel ainda merece menção como um eficiente suspense policial, principalmente por conta do seu roteiro. Não consegue ser um Hitchcock, mas está no caminho.
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Ficha técnica:
Um Marido Fiel | Kærlighed for voksne | 2022 | 1h44 | Dinamarca | Direção: Barbara Topsøe-Rothenborg | Roteiro: Anders Rønnow Klarlund, Jacob Weinreich | Elenco: Dar Salim, Sonja Richter, Sus Wilkins, Milo Campanale, Morten Burian, Mikael Birkkjær, Natali Vallespir.
Distribuição: Netflix.