Pesquisar
Close this search box.
Uma Nuvem no Quarto Dela (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Uma Nuvem no Quarto Dela

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

A cineasta chinesa Zheng Lu Xinyuan marca sua estreia em longa-metragem com o ousado Uma Nuvem no Quarto Dela. Filmando em preto e branco, seu estilo visual retoma a liberdade oriunda da nouvelle vague. Porém, a narrativa, ou a ausência dela, busca uma simplicidade que se opõe às obras enigmáticas do início de carreira de Alain Resnais.

O filme de Zheng Lu Xinyuan começa com o retorno da jovem Muzi, de 22 anos, a sua cidade natal, Hagzhou. A partir daí, acompanha alguns momentos de seu cotidiano nos dias seguintes. Sentimos sua melancolia pelo passado que já não existe. Seus pais se separaram, o apartamento onde viviam está desocupado, um antigo namorado sumiu. Muzi se movimenta durante esses dias que o filme retrata. Ela vai para a cama com um amigo fotógrafo, sai para beber com a mãe, visita o pai, conhece um homem mais velho etc. Porém, nada disso conduz a uma mudança. O que fica é a ideia de um tempo que se foi, como os prédios que são demolidos na última cena.

Filmar com liberdade

A liberdade ao filmar leva ao afastamento do cinema clássico. Nos diálogos, não há os habituais planos e contraplanos, mas um só plano contínuo, ou quebrados em jump-cuts. A câmera está livre para assumir o comportamento que lhe for mais instintivo. Às vezes fixa, outras vezes na mão. Em certos trechos, abertamente assume o experimentalismo, como quando aplica uma superexposição do branco nas imagens, emulando o negativo das películas.

Junto com a liberdade, vem o espontâneo. Num impulso, Muzi pula na cama com o fotógrafo, numa cena de sexo filmada em um plano único longo, depois continuada com outro ainda com os amantes após a transa. O membro ereto aparece, sem alarde, no plano geral fixo. Posteriormente, é a vez da nudez frontal feminina, com closes extremos dos pelos pubianos sendo banhados pela água. E, sem tematizar, o filme mostra Muzi e sua mãe num longo beijo na boca.

Aliás, Uma Nuvem no Quarto Dela retrata a mãe o pai como pessoas cool. O pai é baterista de jazz profissional, se casou novamente, tem uma filha pequena, mas continua a viajar bastante em turnês com a banda e a sair para beber com os amigos. Da mesma forma, a mãe é descolada. Tem um namorado japonês, sai para encher a cara com a filha, e arruma outro homem, outro estrangeiro.

A diretora

A cidade chinesa Hangzhou, cenário do filme, é também o local de nascimento da diretora Zheng Lu Xinyuan. Porém, ela realizou sua formação em cinema na School of Cinematic Arts, USC, nos EUA. Antes de Uma Nuvem no Quarto Dela, dirigiu oito curtas-metragens, dois deles documentais, experiência que reflete os depoimentos que abrem e fecham este longa.

Apesar de premiado em vários festivais, como o Rotterdam International Film Festival, Uma Nuvem no Quarto Dela representa uma obra de uma artista inquieta e corajosa, mas que ainda busca sua melhor forma.

___________________________________________

Ficha técnica:

Uma Nuvem no Quarto Dela | Ta fang jian li de yun | 2020 | China| 101 min | Direção e roteiro: Zheng Lu Xinyuan | Elenco: Jin Jing, Liu Dan, Chen Zhou, Ye Hongming, Dong Kangning, Liang Cuishan, Wang Ruiwen.

Trailer: clique aqui para assistir.
Onde assistir:
Uma Nuvem no Quarto Dela (filme)
Uma Nuvem no Quarto Dela (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo