Pesquisar
Close this search box.
Poster de "Uma Obsessão Desconhecida"
[seo_header]
[seo_footer]

Uma Obsessão Desconhecida

Avaliação:
6,5/10

6,5/10

Crítica | Ficha técnica

Ficção-científica que adentra o terror, Uma Obsessão Desconhecida (Significant Other) tenta constantemente conduzir a emoção do espectador. Logo no início, mostra no horizonte algo caindo em chamas do céu, e em seguida um ser alienígena atacando um veado. O público, com isso, conhece um perigo que os protagonistas – o casal de namorados Ruth (Maika Monroe) e Harry (Jake Lacy) – ainda não sabem que existe. Portanto, se Ruth já estava de antemão temerosa de eles fazerem uma trilha sozinhos pela floresta, o espectador então sabe que o temor é concreto.

Tendo isso estabelecido, o filme pode construir facilmente um clima sinistro e vários sustos falsos durante a caminhada mata adentro. Ruth está sempre tensa, pois nunca fez esse tipo de passeio na vida, e sempre procura por algo suspeito quando ouve algum barulho. E o pior (para ela e para o público) é que o namorado insiste em brincadeiras do tipo pegadinha, sendo ele o responsável por alguns dos jump scares. Não demora muito para os dois se desentenderem. E, em filmes desse gênero, os personagens sozinhos sempre ficam vulneráveis.

Assim, nessas andanças solitárias, o suspense aumenta. O jogo inverte, e o espectador fica um passo atrás da personagem principal, Ruth. Numa caverna, a cena termina com ela olhando assustada para algo, que o público não vê. Daí para frente, surgem as revelações surpresas. Fazem sentido, estão bem amarradas na trama, mas fica frouxo em relação a uma atitude misericordiosa (ou romântica?) do alienígena que sempre tinha se mostrado impiedoso.

Sem descanso

Os efeitos especiais são fracos. Caso não fossem, o filme seria bem gore, pois traz membros decepados e pessoas cortadas ao meio. Mas o monstro em si, em sua forma original, parece assustador. Visto em breves momentos, parece o Demorgorgon de Stranger Things, pois sua boca se abre como pétalas. De lá de dentro, surge uma lâmina afiadíssima. Contudo, seu maior poder é o mimetismo.

Uma Obsessão Desconhecida possui uma história convincente para o gênero, sem inovar muito. O filme funcionaria melhor se dosasse a intensidade do suspense, que tem um pico a cada período de uns dez minutos, como se fossem episódios curtos de uma produção para a Quibi, streaming para celulares que não vingou.

___________________________________________

Ficha técnica:

Uma Obsessão Desconhecida | Significant Other | 2022 | 84 min | EUA | Direção: Dan Berk, Robert Olsen | Roteiro: Dan Berk, Robert Olsen | Elenco: Maika Monroe, Jake Lacy, Matthew Yang King, Dana Green.

Distribuição: Paramount+.

Onde assistir:
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo