Pesquisar
Close this search box.

“VERLUST”, COM ANDRÉA BELTRÃO E MARINA LIMA, ESTREIA NESTE QUINTA

Esmir Filho e Andréa Beltrão

O filme Verlust, dirigido por Esmir Filho e protagonizado por Andrea Beltrão e Marina Lima estreia nesta quinta-feira, dia 5 de novembro, nos cinemas de São Paulo, Fortaleza e Curitiba.

Verlust é um drama sobre indivíduos que vivem em uma atmosfera sufocante. O filme se passa durante o ano novo, símbolo do despertar. A localização é uma praia isolada, paraíso impenetrável que proporciona a ilusão de segurança para os personagens.

A estória acompanha a poderosa empresária musical Frederica (Andrea Beltrão). Isolada na praia ao lado do marido fotógrafo (o ator chileno Alfredo Castro) e a filha adolescente Tuane (Fernanda Pavanelli), Frederica se concentra nos preparativos de uma esperada festa de réveillon.

Enquanto isso, ela ainda tem que administrar a vida e carreira do ícone pop Lenny (Marina Lima), que está produzindo uma obra misteriosa ao lado do escritor João Wommer (Ismael Caneppele). Quando um ser das profundezas do mar surge em sua praia, a crise se instaura e Frederica terá que enfrentar seu maior medo: a perda.

Verlust é um diálogo entre cinema e literatura. Enquanto o filme narra o ponto de vista dos personagens que se projetam na criatura do mar encalhada, o livro homônimo do co-roteirista Ismael Caneppele narra em primeira pessoa o ponto de vista da criatura do mar, que deseja se desprender do seu coletivo e procurar sozinha o ambiente respirável de onde partiu há séculos.

O diretor Esmir Filho explica: “Mais uma vez, trata-se de uma parceria minha com o escritor Ismael Caneppele, em um diálogo entre dois tipos de arte que subverte os limites da adaptação. Enquanto o filme narra o ponto de vista dos personagens que se projetam na criatura encalhada, o livro de Ismael narra em primeira pessoa o ponto de vista da criatura marinha, que deseja se desprender de seu coletivo e procurar sozinha o ambiente do qual partiu há séculos.”.

Esmir ainda completa sobre esse projeto que levou dez anos até ficar pronto: “Como roteirista e diretor, acredito que o roteiro é um ponto de partida. É imprescindível estar aberto aos possíveis caminhos que o processo venha apontar. O que mais me interessa no cinema é trabalhar com pessoas reais (atores ou não) que tragam consigo seus depoimentos pessoais para o filme, colaborando com suas vivências e criando novas camadas para a narrativa ficcional.”.

A compositora Marina Lima guarda conexões com a personagem que interpreta, Lenny. Com uma extensa carreira e ícone de uma geração, Marina superou traumas e foi capaz de se reinventar. O disco “Marina Lima” é um objeto importante para as personagens principais, de forma que vida e obra se misturam.

Fernanda Pavanelli é outra atriz do filme que vem da música. Ela é contrabaixista clássica, e foi encontrada através de uma pesquisa de elenco pelas orquestras jovens de São Paulo.

O diretor Esmir Filho se destacou logo no seu primeiro longa-metragem. Os Famosos e os Duendes da Morte, distribuído pela Warner Bros no Brasil, foi o grande vencedor do Festival do Rio 2009, além de ter sido selecionado para o Festival de Berlim e Locarno e conquistado prêmios de melhor filme, direção e crítica nos festivais de Havana, Valdívia, Granada, Guadalajara. O longa também estreou em circuito comercial nos cinemas da França, Japão e Portugal. Lançou esse ano “Boca a Boca”, série original da Netflix, como showrunner e diretor.

Seu terceiro longa-metragem, Verlust é uma coprodução internacional Brasil/Uruguai, reconhecida oficialmente pela ANCINE e pelo ICAU. A coprodução é das brasileiras Casa de Cinema de Porto Alegre, Saliva Shots, Canal Brasil e Globo Filmes e pela empresa Oriental Features do Uruguai.

Assista ao trailer:

Ficha técnica:

Direção: Esmir Filho

Roteiro: Esmir Filho, Ismael Caneppele

Elenco Principal: Andréa Beltrão, Marina Lima, Alfredo Castro, Ismael Caneppele, Fernanda Pavanelli

Produção: Nora Goulart, Diego Robino Picón

Coordenação Saliva Shots: Thereza Menezes

Produção Executiva: Nicky Klöpsch, Santiago Lopez

Direção de Produção: Glauco Urbim, Pedro Barcia

Diretor de Fotografia: Inti Briones

Direção de Arte: Mariana Urizza

Figurino: Dudu Bertholini, Cintia Kiste

Maquiagem: Britney Federline

Técnico de som: Fabian Oliver

Editor de som: Martin Grignaschi

Montagem: Germano Oliveira

Empresas produtoras: Casa de Cinema de Porto Alegre, Saliva Shots, Oriental Features

Em Coprodução: Canal Brasil, Globo Filmes                  

Distribuição: Elo Company

Duração: 110 min

Ano: 2020

Gênero: Drama

País: Brasil e Uruguai

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo