Pesquisar
Close this search box.
Vingança Solitária (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Vingança Solitária

Avaliação:
3/10

3/10

Crítica | Ficha técnica

Sofrível filme de ação americano, Vingança Solitária (Army of One) é o terceiro longa do diretor Stephen Durham. Roteiro e direção disputam o troféu do que há de pior no filme.

Roteiro

O roteiro não disfarça que os personagens tomam as piores decisões só para justificar a narrativa. Apenas isso explicaria por que o casal Brenner (Ellen Hollman) e Dillon (Matt Passmore) decide acampar na floresta da pequena cidade onde acabaram de sofrer agressivas provocações de três moradores grandalhões. E, mesmo após uma habitante aconselhar o casal a se manterem dentro das trilhas, os dois invadem uma casa no meio do mato para se abrigarem da chuva.

Por coincidência, a casa serve de estoque para os armamentos de uma gangue local, do qual fazem parte os valentões que ameaçaram o casal. São pegos, claro, e só Brenner sobrevive. Como é de praxe nos filmes hollywoodianos, ela tem treinamento militar. Desta vez, pelo menos não é uma ex-fuzileira naval mas uma ranger, e resolve partir para a vingança sozinha.

No processo de retaliação, o roteiro se afunda ainda mais em atitudes sem lógica, mas necessárias para deixar a narrativa interessante. Assim, para não ficar fácil demais, Brenner prefere explodir o arsenal dos bandidos, ao invés de se apossar de algumas armas para seu ataque. O enredo ainda desperdiça a chance de tornar esses criminosos mais ameaçadores ao eliminar cedo demais o mais violento entre eles (aquele que liderou a agressão inicial).  E ainda torna patética a inclusão do tráfico de mulheres na história. Além de ser desnecessário (a venda ilegal de armas já não era suficiente?), esse aspecto é mal resolvido, pois Brenner falha na tentativa de salvar essas vítimas.

Direção

Dentre as várias falhas na direção, a mais irritante é o uso de rápidos flashbacks para revelar o que se passa na cabeça da protagonista. Não precisava disso, pois o espectador já viu essas cenas no filme e, por isso, é plenamente capaz de fazer essa conexão. Já nas cenas de ação, o diretor prefere não recorrer ao exagero de planos curtos, recurso exaustivamente empregado nas produções hollywoodianas. Assim, aposta na coreografia das lutas corporais. Mas, essa decisão acertada é insuficiente para salvar esse filme de ser um aborrecimento do início ao fim.

___________________________________________

Ficha técnica:

Vingança Solitária | Army of One | 2020 | 87 min | EUA | Direção: Stephen Durham | Roteiro: Mary Ann Barnes, David Dittlinger | Elenco: Ellen Hollman, Matt Passmore, Geraldine Singer, Stephen Dunlevy, Faromance Flix, Gary Kasper, Cameron Bowen, Kendra Carelli.

Onde assistir:
Vingança Solitária (filme)
Vingança Solitária (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo