A Cinemateca Brasileira lança o projeto Viva Cinemateca, que reúne uma série de projetos e investimentos da entidade. Entre eles, a modernização e ampliação de sua sede na Vila Mariana, projetos de recuperação, catalogação e digitalização de seu acervo fílmico e uma grande programação cultural que vai passar por São Paulo e outras 12 cidades do Brasil.
O lançamento do Viva Cinemateca dá continuidade ao processo de retomada iniciado no ano passado. O projeto atua em diferentes frentes de ação, com foco na infraestrutura da instituição, na preservação de seu importante acervo e no trabalho de difusão da produção audiovisual brasileira.
Modernização e reformas estruturais
Uma das principais frentes de ação do projeto pretende ampliar e modernizar a sede da Cinemateca Brasileira, em São Paulo. Atualmente, está em curso o desenvolvimento do projeto executivo para as obras de ampliação da área de guarda e tratamento de acervo e restauração do conjunto arquitetônico histórico na Vila Mariana.
O projeto contempla a expansão dos espaços de laboratórios, reconhecidos internacionalmente, e atualização tecnológica, assegurando a sobrevivência de mais de 120 anos de história do cinema e do Brasil. Entre as intervenções previstas, estão ainda adaptações da Sala Oscarito e grandes intervenções nos depósitos de acervo. O objetivo é garantir que mais filmes e documentos possam ser preservados e difundidos.
Projetos de preservação
Entre os projetos de preservação em andamento por meio do Viva Cinemateca, um dos destaques é o tratamento da coleção de nitratos (PRONAC 212939). Essa iniciativa visa catalogar, digitalizar e conservar os filmes em nitrato de celulose, que compõem a coleção mais antiga do cinema brasileiro, com registros audiovisuais que remontam à primeira década do século 20. Trata-se de uma oportunidade única de preservar e compartilhar esses registros com a sociedade.
O Viva Cinemateca também inclui uma proposta de conservação, duplicação e difusão dos cinejornais do acervo do Canal 100 (PRONAC 221750), maior acervo cinematográfico do futebol brasileiro, além de diversos outros temas que marcaram a sociedade brasileira no período de 1957 a 1986.
O projeto contempla, ainda, a modernização da infraestrutura técnica de projeção audiovisual, consolidando a excelência técnica das salas de exibição da Cinemateca Brasileira.
Programação itinerante
Outra frente do Viva Cinemateca é um programa de difusão que vai promover a circulação do acervo, debates, mostras nacionais, exposição e ações educativas. A programação não se restringirá a São Paulo, passando por outras 12 cidades do país.
Entre as ações, está a mostra itinerante A Cinemateca é Brasileira. De agosto a dezembro, irá percorrer o país uma seleção de 17 filmes que perpassam diferentes momentos históricos, propostas estéticas e abordagens temáticas, demonstrando a riqueza do cinema brasileiro ao longo dos mais de 120 anos de história.
Site oficial da Cinemateca: https://www.cinemateca.org.br/
fonte: press release