VIVER PARA CANTAR: filme chinês estreia no streaming

Viver para Cantar (filme)

Após ser exibido no último Festival de Cannes presencial, o filme chinês Viver Para Cantar mistura surrealismo e drama para retratar a iminente dissolução de uma trupe de Ópera de Sichuan. O longa-metragem chega ao streaming nas plataformas Now e Vivo Play.

Viver Para Cantar retrata a história da luta de uma pequena trupe contra uma separação forçada pela verticalização da cidade em que se apresenta. No filme, o diretor Johnny Ma conta com artistas da Ópera de Sichuan da vida real. E ambienta-o em um bairro em ruínas que está prestes a ser demolido para dar lugar a altos prédios.

Na sua estória, Zhao Li comanda os tradicionais artistas de ópera que vivem e se apresentam em sala de espetáculos numa rua sem asfalto. Ela rejeita as sugestões de modernização feitas pelos atores. que estão juntos há cerca de uma década. Quando ela recebe uma carta informando sobre a demolição do teatro, mantém o problema em segredo dos outros membros da trupe.

Arte em risco

A ameaça de demolição do teatro ultrapassa o realismo para se transformar em uma fantasia operística da protagonista. Desta forma, Zhao Li busca uma fuga de sua própria existência. E os comoventes esforços para trazer a ópera à glória aumentam à medida que a possibilidade da existência dela diminui e a persistência vai se revelando inútil.

“A primeira vez que me deparei com Zhao Li e sua trupe de ópera foi em 2013, quando assisti a um documentário feito por um jornalista local. As imagens foram capturadas às pressas em uma câmera de mão, mas eu fiquei completamente cativado por seus personagens maiores que a vida, dentro e fora do palco”, conta Johnny Ma. “Para Zhao Li e sua trupe da Ópera de Sichuan, atuar não era apenas o trabalho deles, mas era também seu modo de vida. Para mim, esses personagens pertenciam a outro período de tempo, onde seriam celebrados por suas habilidades.”

Atualmente, existem apenas algumas trupes de ópera itinerantes tradicionais em Sichuan que ainda se apresentam da maneira antiga. Ou seja, viajando de bairro em bairro e mudando para novos espaços quando as vendas de ingressos locais secam. Assim, um grande desafio enfrentado por essas pequenas trupes como a de Zhao Li tem sido a falta de locais acessíveis. Por isso, existe um risco a cada vez que as trupes se preparam para se mudar. Afinal, se não conseguirem encontrar um novo espaço para cantar e viver, a trupe pode ser forçada a se separar. A história da luta de Zhao Li e de sua trupe por sua casa e teatro é uma metáfora para explorar o tema maior de tradições que lutam contra a mudança de tempo da sociedade moderna.

Ficha técnica:

Viver Para Cantar (Huo zhe chang zhe) 2019. China/França/Canadá. 105 min. Direção e roteiro Johnny Ma. Elenco: Zhao Xiaoli, Gan Guidan, Yan Xihu, Huanghe Yan, Xiurong Deng, Min Liu, Tangrong Li, Guangjin Su, Chenggen Gao.

Distribuição: Arteplex Filmes.

Trailer:

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo