Você Tem a Noite traz um frio retrato do final de uma fase na vida de seus protagonistas, numa Montenegro que sofre com a crise econômica.
O emprego de Sanja como camareira de um navio acaba e ela não tem outra saída senão voltar para a casa da mãe, onde vivem seu irmão e também o filho pequeno dela. Ela está se separando do marido, mas os dois voltam a se ver e se relacionar. O grande estaleiro da cidade decretou falência, e o pai de Sanja, que vive sozinho depois de se divorciar, só fala dos bons tempos em que trabalhava nessa empresa que agora fecha as portas.
Direção e roteiro de Ivan Salatic
Este é o primeiro longa-metragem do diretor e roteirista Ivan Salatic. E sua estreia demanda muito esforço do espectador para acompanhar o filme. Há poucos diálogos e conexões imagéticas para comunicar o que se passa na estória, ou mesmo quem são os personagens e quais as relações entre eles. Além disso, os planos são fixos, a fotografia é muito escura e não há trilha sonora, apenas uma canção ouvida no restaurante onde Sanja começa a trabalhar, uma música que vaza para outras cenas. Até mesmo os personagens se movem lentamente.
Mas se o storytelling fica prejudicado, como experiência sensorial Você Tem a Noite funciona. O expectador vivencia a dura realidade dos seus personagens, uma vida sem muitas alegrias e sem esperanças de mudança. Pelo menos não na cidade em crise. Por isso, o recorte sobre Sanja se encerra com ela e o filho saindo de casa para buscar melhores oportunidades em outro lugar. Isso depois de uma perda que encerra a estória de seu marido no filme.
Enquanto isso, o pai de Sanja vive o final de seu ciclo de vida marcado pela nostalgia. Ele costuma sair pelas ruas vendendo peixes, mas há uma cena em que ele faz isso na praia durante a noite. Nesse trecho, quando ele grita “Peixe! Peixe!” não está mais fazendo sua venda, mas chamando pelo passado feliz que não retorna mais.
Frase final
E é esse personagem que enuncia a frase final do filme, que corresponde ao seu título. Diz ele ao seu neto: “Você tem a noite.”, porque o velho já está perto da morte, mas o jovem rapaz ainda tem a noite, portanto ainda pode sonhar.
A imagem final do filme parece confirmar que para sonhar a melhor opção é aquela que Sanja escolheu, a de sair da cidade. O navio cargueiro parte e esse talvez seja a solução para fugir da situação desfavorável atual. E o próprio público pode chegar a esse entendimento, porque o ritmo lento de Você Tem a Noite convida a vários momentos de reflexão durante sua exibição.
Você Tem a Noite está na programação da 43ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo (2019).
Ficha técnica:
Você Tem a Noite (Ti imas noc, 2018) Montenegro/Sérvia/Catar. 82 min. Dir/Rot: Ivan Salatic. Elenco: Ivana Vuković, Momo Pićurić, Luka Petrone, Jasna Djuricic.