Além das Montanhas: John Patrick Shanley, autor do roteiro do filme Feitiço da Lua (1987), agora traz sua arrebatadora visão romântica para a Irlanda.
E drama e comédia se equilibram nesse seu clássico romance, Além das Montanhas, ainda inédito no Brasil. Finalmente, o celebrado roteirista John Patrick Shanley volta à direção pela terceira vez, doze anos após Dúvida. No elenco, ele conta com Emily Blunt e Jamie Dorman (de Cinquenta Tons de Cinza) interpretando o casal principal.
Ambientado na Irlanda, Além das Montanhas exala um clima agradável ao explorar a música tradicional do país com as suas belas paisagens do campo. Tony Reilly (Christopher Walken) narra a estória do amor de Rosemary pelo seu vizinho Anthony. A paixão nasce ainda na infância, mas, mesmo quando adultos, sempre estaciona no platônico. Enquanto Rosemary espera uma investida, Anthony é tímido demais para se declarar. Em certo aspecto, o rapaz é até atrapalhado e simplório. Então, quando os dois são os únicos herdeiros de suas fazendas, Rosemary resolve agir ativamente para conseguir o que tanto deseja.
Anteriormente, quando criança, o pai de Rosemary a apresentou à música do balé “O Lago dos Cisnes”, dizendo-lhe quer ela era um cisne branco. Desde então, essa metáfora a acompanha. E ela se vê e até dança como a princesa transformada em cisne que aguarda um amor para salvá-la. Na verdade, esse amor é Anthony, e isso fica totalmente claro para ela quando ela assiste à apresentação do balé em Nova York.
Comédia e drama
Além de romance, Além das Montanhas possui comédia. Aliás, há dois tipos de humor nele. Um deles, é aquela de comédias ingênuas, e envolvem a caracterização de Anthony com um verdadeiro bobalhão. Não muito engraçado, diga-se de passagem. Já o outro tipo investe na malícia. Por exemplo, a cena em que Rosemary tenta ir até o fundo para descobrir se Anthony a ama, que é uma das melhores do filme, principalmente para o público feminino.
Por outro lado, o drama também ganha seu espaço em Além das Montanhas. Nesse aspecto, há uma emocionante cena com uma interpretação devastadora de Christopher Walken.
Romance
Adicionalmente, o filme inova os ingredientes da fórmula do gênero romântico. De um lado, quanto ao obstáculo para a concretização do relacionamento. Afinal, Rosemary não enfrenta uma rival para conquistar seu amado, mas ela mesmo, que pode acabar num casamento sem graça com o primo de Anthony. Além disso, é o protagonista feminino quem primeiro completa sua transformação na estória. E ela força para que consiga realizar o seu sonho, ao invés de esperar passivamente.
Mas, se a trama romântica funciona bem, não há tanto a elogiar a John Patrick Shanley pela direção de Além das Montanhas. Apesar da beleza das imagens, e das músicas que as acompanham, o filme repete demais alguns trechos, para provocar uma retrospectiva desnecessária.
Em conclusão, Além das Montanhas é um agradável romance clássico recheado de imagens e músicas irlandesas. E, como bônus, traz belas atuações de Emily Blunt e do veterano Christopher Walken.
___________________________________________
Ficha técnica:
Além das Montanhas (Wild Mountain Thyme) 2020, Irlanda/Reino Unido. 102 min. Direção e Roteiro: John Patrick Shanley. Elenco: Emily Blunt, Jamie Dornan, Jon Hamm, Christopher Walken, Dearbhla Molloy, Don Wycherley, Clare Barrett, Darragh O’Kane, Abigail Coburn, Anna Weekes, Barry McGovern, Lydia McGuiness, Tony Reidy, Des Cafferty, Dana Delany, Michael McComarck, Jon Tenney, Tommy O’Neill, Danielle Ryan. Distribuição internacional: Bleeker Street.