O já tradicional Fantaspoa, maior festival de cinema dedicado exclusivamente a filmes de gênero fantástico (fantasia, ficção-científica, horror e thriller) da América Latina, acontece anualmente em Porto Alegre, desde 2005. Neste ano, o evento terá uma edição totalmente virtual, devido à pandemia do covid-19.
O XVI Fantaspoa estará na plataforma de streaming Darkflix, em uma parceria inédita que viabilizará a exibição da programação do festival em todo território brasileiro de forma gratuita.
O festival se inicia em 24 de julho e se encerra em 2 de agosto de 2020, e apresenta uma programação com mais de 110 filmes (entre curtas e longas-metragens) de mais de 35 países, lives com bate-papos com cineastas, palestras e masterclasses.
Todos os filmes do XVI Fantaspoa estarão disponíveis gratuitamente no serviço de streaming Darkflix, exclusivamente dentro do território brasileiro. Para assistir ao conteúdo do XVI Fantaspoa na Darkflix, é necessário realizar um cadastro gratuito na plataforma, e optar pela assinatura gratuita em Planos, cujas opções aparecem quando se tenta assistir a um conteúdo pela primeira vez. Os filmes do festival se encontram na categoria Fantaspoa.
O acesso aos títulos está restrito ao período do festival, e, caso algum título atinja 5.000 visualizações antes do fim do evento, será indisponibilizado para exibição. As lives serão transmitidas por meio do canal do Fantaspoa no Youtube, com possibilidade de participação do público. Os debates ficarão disponíveis no Youtube até o último dia do festival.
O XVI Fantaspoa homenageia o cineasta ugandense Isaac Godfrey Geoffrey Nabwana, conhecido como IGG Nabwana, e seu estúdio Wakaliwood. Os visitantes virtuais do evento poderão assistir aos seus filmes: “Bad Black”, “Crazy World” e “Quem Matou Capitão Alex?”.
Mais informações em: https://www.fantaspoa.com/2020/
Confira a programação de lives:
24/07 – Sexta
19h00 Pornô: Debate com os estadunidenses Chris Cole (produtor); Matt Black e Laurence Vannicelli (roteiristas); e Keola Racela (diretor).
25/07 – Sábado
11h00 Homenageado IGG Nabwana: Debate com o diretor homenageado, o ugandense IGG Nabwana, que falará sobre sua carreira e Wakaliwood, sua produtora cinematográfica.
17h00 O Cerro dos Deuses – Apresentação em parceria com Acción Cultural Española: Debate com o diretor espanhol Daniel M. Caneiro.
18h00 Zumbis no Canavial: Debate com o diretor argentino Pablo Schembri.
22h00 Salvação: Debate com os sul-coreanos Kang Taegyu (produtor executivo); Lee Jooyoung (produtor); Kim Daigun e Ko Kwanjae (atores); e Lee Chang Moo (roteirista e diretor).
26/07 – Domingo
11h00 Crazy World: Debate com o diretor homenageado, o ugandense IGG Nabwana, e parte da equipe de produção da Wakaliwood.
16h00 O Bando – Apresentação em parceria com Acción Cultural Española: Debate com os espanhóis David Canelo (produtor) e Carlos Martín Ferrera (roteirista, produtor e diretor).
17h00 H0us3 – Apresentação em parceria com Prana Filmes e Acción Cultural Española: Debate com o diretor espanhol Manolo Munguia.
18h00 Precário – Apresentação em parceria com Prana Filmes: Debate com os norte-americanos Wes Terray (diretor) e Louise Franco (diretora de arte).
27/07 – Segunda
16h00 Ausente: Debate com o diretor finlandês Arttu Haglund.
28/07 – Terça
19h00 A Noiva de Berlim – Apresentação em parceria com Prana Filmes: Debate com o diretor norte-americano Michael Bartlett.
29/07 – Quarta
18h00 Cabrito: Debate com os brasileiros Samir Hauaji (ator) e Luciano de Azevedo (diretor).
30/07 – Quinta: 19h00 Uma Breve História da Viagem no Tempo – Apresentação em parceria com Prana Filmes: Debate com a diretora estadunidense Gisella Bustillos.
20h00 Aviva: Debate com o diretor norte-americano Boaz Yakin.
31/07 – Sexta
19h00 Tóxico – Apresentação em parceria com Prana Filmes: Debate com o diretor argentino Ariel Martínez Herrera.
20h00 Zana: Debate com as kosovares Sevdije Kastrati (diretora de fotografia) e Antoneta Kastrati (diretora).
21h00 Pedra, Papel e Tesoura: Debate com os argentinos Martín Blousson (diretor, roteirista e editor) e Macarena García Lenzi (diretora e roteirista).
01/08 – Sábado
18h00 Antologia da Pandemia: Debate com diretores dos curtas-metragens que integram a antologia.
19h00 Skull: A Máscara de Anhangá: Debate com os brasileiros Armando Fonseca (roteirista, diretor e produtor) e Kapel Furman (prop designer, responsável por efeitos visuais, roteirista, diretor e produtor.