DOCUMENTÁRIO SOBRE YUSUF HAWKINS ESTREIA NA HBO

YUSUF HAWKINS: TEMPESTADE SOBRE O BROOKLYN

O documentário Yusuf Hawkins: Tempestade Sobre o Brooklyn conta a história de Yusuf Hawkins. Ele foi um adolescente negro assassinado em 1989 por um grupo de homens brancos no bairro de Bensonhurst, no Brooklyn. A morte de Yusuf Hawkins e a reação oficial ao crime geraram indignação em Nova York. Logo, desencadearam uma enorme tensão racial e estimularam um incansável ativismo em defesa dos direitos humanos. Dessa forma, o crime expôs profundos preconceitos raciais e desigualdades que ainda atormentam os Estados Unidos.   

Yusuf Hawkins: Tempestade Sobre o Brooklyn, dirigido por Muta’Ali, estreia na terça-feira, 16 de fevereiro, às 20h15, na HBO e via streaming na HBO GO.

Os fatos

No dia 23 de agosto de 1989, o adolescente de 16 anos Yusuf Hawkins e três amigos foram ao bairro ítalo-americano de Bensonhurst, no Brooklyn. A princípio, era apenas uma visita para ver um carro usado que um amigo queria comprar. Mas, sem saber, os três adolescentes caíram em um ambiente altamente racista ao saírem da estação do metrô. E, um grupo de homens brancos e jovens estava reunido ali com o objetivo de assediar garotos que diziam estar namorando meninas do bairro. Rapidamente, esse bando munido de tacos de beisebol cercou Yusuf e seus colegas. Como resultado, Yusuf foi morto a tiros no meio do ataque.

Já devastada pelo assassinato sem sentido, a família Hawkins ficou ainda mais chocada quando a polícia pediu que ficasse em silêncio para evitar distúrbios civis. No entanto, dois dias depois, a família viu o rosto de Yusuf estampado na primeira página de um jornal. Então, o pai de Yusuf, Moses, pediu ajuda ao ativista e reverendo Al Sharpton. Assim, ele se tornou porta-voz dos familiares e ajudou a organizar uma série de passeatas no bairro de Bensonhurst, onde Yusuf foi morto. Durante os protestos no ano seguinte ao assassinato de Yusuf, os moradores receberam com intensa animosidade os ativistas, os manifestantes e a família de Yusuf.

30 anos depois

Mais de 30 anos depois, um grupo de nova-iorquinos analisa a tragédia e a consequente luta por justiça que mobilizou e dividiu a cidade. Entre eles, familiares e amigos de Yusuf. E, para contar essa história, a produção utiliza vídeos e fotos de arquivo, bem como depoimentos de testemunhas e vídeos de notícias. E, também, entrevistas francas com a mãe de Yusuf, com seus irmãos, seus primos e seus amigos.

Adicionalmente, o longa-metragem também exibe diálogos com o advogado de defesa e o condenado pelo crime, Joseph Fama. Além deles, Yusuf Hawkins: Tempestade Sobre o Brooklyn inclui o reverendo Al Sharpton, que se tornou o porta-voz da família. E, também, o promotor público assistente Douglas Nadjari; a ativista Dra. Lenora Fulani; e o ex-prefeito David Dinkins.  

Hoje, no Brooklyn há um mural em homenagem a Yusuf Hawkins. Ou seja, um sinal de que a sua comunidade jamais esquecerá sua vida.

fonte: divulgação

Compartilhe esse texto:

Siga-nos nas redes sociais:

Últimas notícias:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo