A 16ª edição do CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte acontece presencialmente entre os dias 20 e 25 de setembro de 2022. O evento ocupa onze espaços da capital mineira: Casa da Mostra, Cine Theatro Brasil Vallourec, Una Cine Belas Artes, Cine Humberto Mauro, Sala de Cinema Minas Tênis Clube, Cine Sesc Palladium, Cine Santa Tereza, Teatro Sesiminas, Filme de Rua, Cinema na Fachada – Espanca e Praça da Liberdade.
A mostra exibe uma seleção de 120 filmes nacionais e internacionais em pré-estreias, mostras temáticas e sessões populares a céu aberto. Além disso, acontecem debates, rodas de conversa, encontros de negócios, oficina, masterclasses e workshops internacionais. Junto com o CineBH se realiza o 13º Brasil CineMundi – International Coproduction Meeting, evento de mercado do cinema brasileiro, com o objetivo de discutir e revelar o cinema brasileiro do futuro.
São seis dias intensos com atividades gratuitas para todas as idades e públicos, numa temporada audiovisual de formação, reflexão, exibição e difusão do cinema brasileiro em intercâmbio com outros países e em conexão com outras artes e a cidade. Além da programação presencial, a CineBH também oferece atividades no formato online, sessões de cinema e debates, pela plataforma www.cinebh.com.br.
A sessão de abertura será na noite de 20 de setembro, terça, às 20h, no Cine Theatro Brasil Vallourec, com a exibição em pré-estreia de Os Ossos da Saudade, direção do mineiro Marcos Pimentel, cujo projeto de desenvolvimento foi vencedor do Brasil CineMundi em 2015. O filme é narrado a partir das vivências de personagens que habitam os territórios do Brasil, Portugal, Angola, Moçambique e Cabo Verde, a partir de ausências e do sentimento que dá título ao longa-metragem.
O Cinema Latino-Americano
A 16ª Mostra CineBH celebra a produção latino-americana, constatando a efervescência da produção que marca o território. A temática proposta é “Cinema latino-americano: quais são as imagens da internacionalização?”.
A questão foi levantada pela curadoria, sob coordenação de Cleber Eduardo, para trazer ao debate a complicada relação entre o que se faz nos filmes de continente e aquilo que efetivamente chama atenção nas telas do mundo.
Nesse contexto, a Mostra Continente exibirá 15 longas-metragens de 11 países da América Latina e América Central: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, México, Paraguai, Uruguai e Venezuela. No recorte, estão títulos de trajetória premiada, como os brasileiros Noites Alienígenas (Sérgio de Carvalho) e Casa Vazia (Giovanio Borba), e algumas revelações da mostra, como a inusitada ficção científica cubana Coração Azul (Miguel Coyula).
O debate “Cinema latino-americano: quais são as imagens da internacionalização?” vai reunir produtores e distribuidores de produções latinas. Estarão na mesa, no dia 21, Eva Caceres (Argentina/Punto de Figa Cine), Ivette Liang (Cuba/EICTV – Nuevas Miradas), Micaela Solé (Uruguai/Cordon Films), Paulo de Carvalho (Alemanha/Autentika Films) e Cleber Eduardo (coordenador da equipe de curadoria do Cine BH), com mediação de Ester Fér (uma das curadoras da Mostra Continente).
Homenagem à atriz Rejane Faria
A homenageada do 16º CineBH em 2022 será a atriz mineira Rejane Faria, que tem se destacado no teatro, no cinema e na TV/streaming nos últimos anos. A atriz de 61 anos participou dos filmes Rapsódia para um Homem Negro (Gabriel Martins, 2015), Nada (Gabriel Martins, 2017), Temporada (André Novais Oliveira, 2018), No Coração do Mundo (Maurílio Martins e Gabriel Martins, 2019) e Marte Um (Gabriel Martins, 2022). Confira a programação, totalmente gratuita, no site oficial da mostra: www.cinebh.com.br e www.brasilcinemundi..com.br