O 29º Festival Mix Brasil termina nesse domingo dia 21 de novembro de 2021. O mais importante evento de cultura LGBTQI+ da América Latina apresenta parte da sua programação presencial e a outra parte segue online, tudo gratuitamente. O conteúdo virtual pode ser visto de qualquer parte do país a partir do site do #MixBrasil (www.mixbrasil.org.br).
Benedetta (foto) de Paul Verhoeven, A Fratura, vencedor do Queer Palm em Cannes, Being BeBe – A História de BeBe Zahara Benet, sobre a primeira vencedora de RuPaul’s Drag Race, e Os Amores de Anaïs de Charline Bourgeois-Tacquet, são os destaques da programação presencial nestes últimos dias.
Além destes filmes, o CineSesc e Centro Cultural São Paulo apresentam O Canto do Cisne, de Todd Stephens, protagonizado pelo ator Udo Kier, Um Lugar Distante, de Park Kun-young, vencedor do Grande Prêmio do Júri no Outfest Los Angeles, Bliss, de Henrika Kull, seleção oficial do Panorama da Berlinale, Frameline e Queer Lisboa, entre outros.
Já entre os filmes nacionais os cinéfilos ainda podem conferir A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira (RS), Madalena, de Madiano Marcheti (MS). e Vênus de Nyke, de André Antônio (PE).
Em casa
O público de casa também tem uma programação extensa de cinema, teatro, talks e literatura. Os 5 espetáculos teatrais inéditos, exibidos no Mix deste ano e que levantam temas fundamentais para comunidade LGBTQIA+ já podem ser conferidos online nas plataformas digitais do #Mix e #CulturaEmCasa (https://culturaemcasa.com.br/).
Entre os filmes estão disponíveis online os aguardados Boy Meets Boy de Daniel Sánchez Lopéz, Sweetheart de Marley Morrison, Wigudun, Alma de Dois Espíritos de Fernando Muñoz, Raphael Salazar, Máquina do Desejo de Joaquim Castro e Lucas Weglinski, entre outros.
Encerramento
No domingo, às 19h, acontece a premiação. Logo em seguida, às 20h, começa o show de encerramento no MIS – Museu da Imagem e do Som. A atração é a cantora Raquel, uma das fundadoras da banda “As Bahias e a Cozinha Mineira”, e agora em carreira solo com a música “Las Muchachas de Copacabana”, clássico do Chico Buarque.
Onde ver
Toda a programação online do 29º Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade poderá ser acessada gratuitamente a partir do site mixbrasil.org.br e também através dos seguintes links: Facebook: /FestivalMixBrasil, Instagram: @FestivalMixBrasil, Twitter: @fmixbrasil e Youtube: fmixbrasil. Os filmes poderão ser assistidos pelas plataformas digitais InnSaei (innsaei.tv), Sesc Digital (sesc.digital/home) e Spcine Play (spcineplay.com.br/). O acesso a alguns filmes será limitado e alguns longas serão exibidos apenas em sessões presenciais (consulte a programação).