O 31º Festival MixBrasil acontece entre 9 e 19 de novembro com o tema “A gente nunca foi tão Mix”. O evento celebra as diferentes identidades de gênero, orientações sexuais, bem como formatos e linguagens que compõem a programação. Entre as várias atrações, haverá a exibição de 119 filmes de 35 países e de 13 estados brasileiros.
Nesta edição, o Festival Mix Brasil homenageia com o prêmio Ícone Mix a atriz, roteirista, dramaturga, diretora e ativista pela representatividade trans no teatro e no cinema, Renata Carvalho.
Totalmente gratuito, o evento acontece em 7 espaços de São Paulo e parte da sua programação também estará online para todo o Brasil.
Abertura
A abertura do 31º MixBrasil, no dia 8 de novembro, reúne convidados para assistirem ao filme Levante, primeiro longa de Lillah Halla, eleito o melhor filme das Seções Paralelas pela Federação Internacional dos Críticos em Cannes. Além disso, o evento traz a première nacional da performance teatral francesa “O Futuro”, considerada uma exposição em movimento que traz a mensagem humana queer do ritual Shibari e é uma ode à necessidade de desaceleração do nosso mundo.
Filmes internacionais
A programação internacional de cinema do Festival exibirá títulos que fizeram parte da seleção oficial dos festivais de Berlim, Veneza, Cannes e San Sebastian – a maioria inéditos no Brasil. Entre os destaques estão o nigeriano Todas as Cores Entre o Preto e o Branco, de Babatunde Apalowo, e o francês Orlando, Minha Biografia Política, de Paul Preciado, vencedores do Teddy Award, troféu destinado a filmes queer do Festival de Berlim, nas categorias ficção e documentário.
Ainda na seleção internacional do 31° MixBrasil estão o francês De Volta à Córsega de Catherine Corsini, exibido na mostra oficial do festival de Cannes, e o grego Nosso Verão Daria Um Filme de Zacharias Mavroeidis, selecionado para a mostra oficial do Festival de Veneza. Tem também o alemão Sissi e Eu, de Frauke Finsterwalde, estrelado pela atriz Sandra Hüller e exibido no Festival de Berlim, e o americano Kokomo City: A Noite Trans de Nova York, de D. Smith, prêmio do público de Melhor Documentário em Berlim.
Filmes brasileiros
Dentro da seleção de filmes nacionais, estão Neirud, de Fernanda Roth Faya, Toda Noite Estarei Lá, de Suellen Vasconcelos e Tati Franklin, Tudo O Que Você Podia Ser, de Ricardo Alves Jr., e Assexybilidade, de Daniel Gonçalves, entre outros.
Serviço
31° Festival Mix Brasil de Cultura da Diversidade
9 a 19 de novembro de 2023
Preço: gratuito
Programação completa: mixbrasil.org.br
Locais: Cinesesc – ingressos na bilheteria do cinema 1h antes do início de cada sessão.
Centro Cultural São Paulo (Sala Paulo Emílio) – ingressos na bilheteria do cinema 1h antes do início de cada sessão.
Spcine Olido – ingressos na bilheteria do cinema 1h antes do início de cada sessão.
Teatro Sérgio Cardoso – ingressos na bilheteria do cinema 1h antes do início de cada sessão.
MIS – Museu da Imagem e do Som – ingressos na bilheteria do cinema 1h antes do início de cada sessão, o acesso às experiências XR e games acontecerão por ordem de chegada.
IMS – Instituto Moreira Salles – ingressos na bilheteria do cinema 1h antes do início de cada sessão.
Museu da Língua Portuguesa – O acesso será gratuito
*Para mais informações, consulte a bilheteria de cada espaço
(fonte: divulgação)