Entre os dias 7 e 15 de dezembro, você pode conferir a 3ª MOSTRA SAC: ESPETÁCULO, POLÊMICA, CULTURA, realizada pela Cinemateca Brasileira e pela Sociedade Amigos da Cinemateca (SAC). Esse evento encerra o calendário anual de programação das salas de cinema da instituição. A mostra dá continuidade ao diálogo que vem sendo construído desde as edições anteriores. Assim, conectando as curadorias da SAC com a formação de um público apaixonado por cinema no Brasil. Este ano, você terá a oportunidade de assistir a uma seleção de 15 filmes, tanto nacionais quanto internacionais.
A Mostra SAC não é só sobre cinema, mas também sobre a ligação especial entre a Cinemateca Brasileira e a SAC. É uma parceria que há décadas promove a preservação e a difusão do nosso audiovisual. Você está prestigiando uma tradição que formou gerações de artistas, intelectuais e cinéfilos, ajudando a construir a sólida cultura cinematográfica que temos hoje.
Nesta edição, você encontrará filmes que “geram polêmica, possuem valor estético e oferecem um testemunho político-social”, como bem definiu Dante Ancona Lopez. Entre eles, estão produções brasileiras que fizeram parte do curso “O velho e o novo cinema brasileiro”, oferecido pela SAC em 1966. O curso, assim como o título, foi inspirado no artigo “O velho e o novo”, de Alex Viany, escrito especialmente para aquela ocasião.
Programação
A programação internacional também resgata o passado, seja por meio de textos históricos publicados em revistas e boletins da SAC, ou ao revisitar filmes baseados em obras literárias. Você poderá explorar análises como o texto de Paulo Emílio Sales Gomes sobre Abismo de um Sonho, as aulas de Fernando Birri sobre seus próprios filmes, as reflexões de Jean-Claude Bernardet sobre Outubro, e o artigo de Carlos Fonseca que examina o clássico A Palavra, de Carl Theodor Dreyer. Esses materiais foram revisitados pela equipe de Difusão de Filmes para oferecer novas perspectivas e aproximar você do rico patrimônio cultural e estético que essas produções representam.
Se você curte explorar as relações entre cinema e literatura, vai adorar revisitar as obras que inspiraram títulos como A Religiosa, Trens Estreitamente Vigiados, Vento e Areia e W.R.: Os Mistérios do Organismo. Essa abordagem amplia sua experiência como espectador, revelando as camadas narrativas desses filmes e o contexto cultural e histórico que influenciou suas adaptações.
Além disso, um catálogo online estará disponível para você explorar mais detalhes. E o melhor: a entrada é gratuita! Basta retirar o ingresso uma hora antes de cada sessão.
Então, reserve esses dias na sua agenda e aproveite! A programação completa está no site da Cinemateca Brasileira.
Serviço:
3ª MOSTRA SAC: ESPETÁCULO, POLÊMICA, CULTURA
7 a 15 de dezembro de 2024.
Cinemateca Brasileira (Largo Senador Raul Cardoso, 207 – Vila Mariana – São Paulo – SP)
fonte: divulgação