A Arte do Caos

Título original: Verbrannte Erde

Ano de lançamento: 2024

Data de estreia no Brasil: 24/04/2025

Direção: Thomas Arslan

Gênero: ,

Mais informações na ficha técnica abaixo do texto

Avaliação: 7/10

O filme policial A Arte do Caos, o décimo na carreira do diretor alemão Thomas Arsan, é uma das opções mais mainstream da programação do Festival de Cinema Europeu Imovision. Segue na linha dos clássicos do gênero com abordagem sisuda, que Michael Mann domina com maestria.

O protagonista Trojan é um ladrão que trabalha sob encomenda para roubar peças valiosas. Mas, embora seja um especialista, sua vida não é glamourizada. No golpe que abre o filme, ele invade uma casa para levar a coleção de relógios de luxo do proprietário. Porém, na hora de entregar a mercadoria para o mandante do crime, tentam enganá-lo e ele acaba forçado a vender os relógios a um conhecido por um preço bem menor.

O enredo pouco criativo reprisa esse desfecho na trama central da narrativa. Num esquema maior, Trojan se junta a um grupo de três ladrões sofisticados para roubar um quadro de um museu. A subtração acontece conforme planejado, o que desperdiça a oportunidade de provocar suspense no público. Mas, como o homem que encomenda o roubo não tem intenções, e nunca teve, de pagar pelo quadro, o clímax emocional fica para o confronto entre Victor, o assassino contratado pelo mandante, e Trojan, apoiado por Diana, a motorista do grupo.

A luta corpo a corpo entre Victor e Trojan acontece num beco escuro, e mal dá para identificar quem é quem nesse embate. As melhores cenas de ação, na verdade, são as perseguições a carro. São duas, uma no início e uma no final do filme. Mas, no geral, A Arte do Caos opta por manter um tom frio, evitando grandes emoções, talvez para que o público nunca caia na ilusão de que vida de ladrão é moleza. Aliás, o título original (“Verbrannte Erde”, que significa terra arrasada) retrata perfeitamente o sentimento que o filme desperta.

___________________________________________

Ficha técnica:

A Arte do Caos | Verbrannte Erde | 2024 | 101 min. | Alemanha | Direção: Thomas Arslan | Roteiro: Thomas Arslan | Elenco: Misel Maticevic, Marie Leuenberger, Alexander Fehling, Tim Seyfi, Marie-Lou Sellem, Katrin Röver, Bilge Bingül, Martin Clausen.

Distribuição: Imovision.

Trailer:

Onde assistir:
Misel Maticevic em "A Arte do Caos" (divulgação/Imovision)

Outras críticas:

Rolar para o topo