A Brigada da Chefe (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

A Brigada da Chefe

Avaliação:
5.5/10

5.5/10

Crítica | Ficha técnica

Mais do que um filme sobre culinária, A Brigada da Chefe (La Brigade, ou Kitchen Brigade) aborda a situação dos refugiados na França. Aliás, em sua filmografia de cinco longas-metragens, o diretor Louis-Julien Petit tem mostrado uma preocupação em levantar temas sociais e políticos. Assim, falou sobre questões trabalhistas em Discount (2014). E, em As Invisíveis (Les Invisibles, 2018), sobre o fechamento de um centro de acolhimento para mulheres.

Outro centro, para jovens refugiados, se torna o cenário de A Brigada da Chefe. Sem outras opções de emprego, a chef de cozinha Cathy Marie (Audrey Lamy) aceita a oferta de ser a cozinheira desse local. A contragosto, pois considera a posição inferior à sua capacidade, após trabalhar no elegante restaurante de uma chef que possui um programa na televisão. O que se segue não foge do padrão dos filmes edificantes sobre um professor, ou equivalente, que encara uma turma difícil, aprende a respeitá-la e, assim, acaba conquistando-a.

O diferencial é a questão dos refugiados, bem trabalhada por conta da humanização dos personagens nessa situação. Assim, na medida do possível, já que são quase dez deles, eles são individualizados, e um determinado trecho traz uma apresentação rápida na qual cada um revela sua origem. A finalidade, ao que parece, é tocar o máximo possível de espectadores que sejam refugiados ou que conheçam pessoas que vivam esse drama da busca por um visto de permanência, há décadas um tema polêmico na França.

O tema acima do cinema

Mas o diretor Louis-Julien Petit foca demais nessa preocupação política e social, e acaba atropelando a narrativa. A transformação de Cathy Marie e seus pupilos acontece rapidamente demais, dando a falsa impressão de que foi um processo fácil. Depois, o enredo salta abruptamente para a participação da protagonista no programa de competições entre chefs da sua ex-empregadora, sem as devidas explicações. A intenção é clara, dar espaço para Cathy Marie usar a exposição da transmissão do programa para apelar pela solução de visto dos seus alunos. Da mesma forma, é clara a proposta de Louis-Julie Petit. Embora justificada, a experiência como cinema fica diminuída.

___________________________________________

Ficha técnica:

A Brigada da Chefe | La Brigade / Kitchen Brigade | 2022 | 97 min | França | Direção: Louis-Julien Petit | Roteiro: Louis-Julien Petit, Liza Benguigui, Sophie Bensadoun | Elenco: Audrey Lamy, François Cluzet, Chantal Neuwirth, Chloé Astor, Fatou Kaba, Yannick Kalombo, Amadou Bah, Mamadou Koita, Alpha Barry, Adèle Galloy.

Distribuição: Imovision.

Trailer:
A Brigada da Chefe
Onde assistir "A Brigada da Chefe":
A Brigada da Chefe (filme)
A Brigada da Chefe (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo