Pesquisar
Close this search box.
A Chamada (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

A Chamada

Avaliação:
6,5/10

6,5/10

Crítica | Ficha técnica

A Chamada (Retribution) é uma versão do filme espanhol El Desconocido (2015), de Dani de la Torre, que já deu origem ao longa sul-coreano Ligação Desconhecida (Balsinjehan, 2021), de Kim Chang-ju. O roteiro original de Alberto Marini, aqui adaptado por Christopher Salmanpour, possui um enorme potencial como thriller, mas o diretor californiano Nimród Antal o desperdiça ao enfatizar a ação.

Na primeira parte do filme, contudo, o suspense é forte. Matt Turner (Liam Neeson), executivo de alto escalão do mercado financeiro, começa um dia atípico, pois precisa levar os filhos para a escola, tarefa que normalmente cabe à sua esposa. Porém, logo ele recebe uma ligação e um desconhecido avisa que há uma bomba debaixo de seu assento. Se ele se levantar, a bomba explode. Além disso, o desconhecido pode detoná-la à distância se Matt não obedecer às suas ordens.

A direção de Nimród Antal não cria uma atmosfera claustrofóbica dos personagens dentro do carro. Filma também o veículo visto de fora, rodando pela cidade de Berlim. Mas consegue construir o clima de tensão, aumentado porque um incidente prova que a ameaça é real. Além disso, os filhos tratam o pai com hostilidade, porque ele tem sido um pai ausente. O que não impede, no entanto, de que Matt fique mais vulnerável porque não quer que nada de mal aconteça com eles.

Do suspense à ação

Por isso, a tensão perde força quando os filhos saem do carro. Esse segmento intermediário desperdiça as oportunidades de suspense, e ainda contradiz algumas ameaças do desconhecido. Segundo ele, se os filhos saíssem do veículo, isso desequilibraria o peso do carro e detonaria a bomba. Contudo, não só eles saem como ainda a polícia retira as quatro portas do carro. Poderia sem um blefe, mas a questão é que o filme poderia ter criado uma ótima cena de suspense, valorizando a dúvida se seria um blefe ou não.

Daí em diante, o suspense praticamente some para dar lugar à ação. Liam Neeson volta a personificar o durão imbatível de seus outros filmes do gênero. Desta vez, não em lutas corporais ou troca de tiros, pois não caberiam aqui, e sim dirigindo em alta velocidade no meio do trânsito.

Sobre, então, para a conclusão, a resolução do mistério. Quem é, afinal, o sequestrador desconhecido? A solução não é bombástica (como a ameaça sobre Matt) mas é coerente, e não apela para um personagem que nunca tinha aparecido na história.

Como saldo final, A Chamada poderia ser um tremendo filme de suspense. Mas, os realizadores preferiram levar a história para o gênero do filme de ação e, nesse aspecto, não é ruim.   

___________________________________________

Ficha técnica:

A Chamada | Retribution | 2023 | 91 min. | França, Alemanha, Espanha, Estados Unidos da América | Direção: Nimród Antal | Roteiro: Christopher Salmanpour | Elenco: Liam Neeson, Noma Dumezweni, Lilly Aspell, Jack Champion, Arian Moayed, Embeth Davidtz, Matthew Modine, Emily Kusche.

Distribuição: Paris Filmes.

Trailer aqui.

Onde assistir:
A Chamada (filme)
A Chamada (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo