Pesquisar
Close this search box.
A Chegada do Outono (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

A Chegada do Outono

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

A Chegada do Outono retrata algumas desilusões que minam a fantasia e a inocência da infância.

Após a morte do pai, o menino de onze anos Hideo se muda de uma cidade do interior para Tóquio, junto com a mãe. Enquanto ela começa um trabalho numa hospedaria, onde também se aloja, o garoto fixa residência na casa do tio. Assim, ajudará a mercearia da família. Mas crianças do bairro são hostis com ele, e Hideo inicia uma amizade com Junko, a filha única de nove anos da nova patroa da mãe de Hideo.

Crianças em foco

Desta vez, o diretor Mikio Naruse não se concentra, em A Chegada do Outono, nas mulheres fortes e desbravadoras de muitos de seus filmes. De fato, a perspectiva é das crianças e se concentra na figura do menino Hideo. Ele vê sua tranquila vida no interior substituída pela realidade mais áspera de Tóquio. Não tanto pela cidade, pois na época da realização do filme ainda vemos as crianças circulando sozinhas pelas ruas, sem muitos perigos além dos carros no trânsito movimentado. Na verdade, a dureza que Hideo enfrenta se encontra nos relacionamentos.

A mãe de Hideo inicia rapidamente um caso com um dos hóspedes do novo trabalho e abandona tudo para viver com ele em outra cidade. Nesse tudo, inclui-se o seu filho. Enquanto isso, os tios ficam mais duros com o menino, que foi deixado pela mãe. Só o seu primo, um jovem adulto, lhe dá mais atenção, mas somente até os amigos o chamarem para sair com umas garotas. Então, a carência de Hideo encontra conforto na amizade com Junko, mas isso também logo se tornará repentinamente impossível.

Foco em Junko

O filme abre parênteses na perspectiva de Hideo e coloca seu foco em Junko, em alguns momentos. Ela também passa por esse processo de apresentação à dura realidade. O fato de sua mãe ser amante de um homem de outra cidade se choca pela primeira vez com sua inocência, quando os seus meio-irmãos vêm junto com o pai para visitar sua mãe e eles são bem cruéis com ela.

O tom leve de A Chegada do Outono representa a camada exterior do ambiente infantil retratado no filme. Hideo e Junko se divertem, mas adentram o processo de endurecimento quando são apresentados aos primeiros sintomas do mundo adulto, insensível e materialista. Naruse apresenta um filme agradável que consegue tocar em temas profundos sobre o amadurecimento.


Ficha técnica:

A Chegada do Outono (Aki Tachinu, 1960) Japão. 79 min. Dir: Mikio Naruse. Rot: Ryozo Kasahaa. Elenco: Nobuko Otowa, Jun Fujimaki, Kamatari Fujiwara, Yosuke Natsuki, Natsuko Kahara, Daisuke Kato, Seizaburo Kawazu, Hisako Hara, Kin Sugai, Nayoka Kusakawa.

A Chegada do Outono (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo