A Comédia dos Pecados se passa na Idade Média, num convento onde os desejos sexuais se sobrepõem aos dogmas religiosos. O roteiro se baseia no “Decamerão” de Bocaccio.
O filme já provoca risadas na primeira sequência. Fernanda solta vários palavrões contra o servo do convento, enquanto é interrogada pela colega Ginevra. As duas depois fofocam a respeito da novata Alessandra, que possui alguns privilégios no local porque o pai faz generosas doações para a instituição. No comando do convento estão a Madre Maria e o Padre Tommasso. Eventualmente, esse já viciado ambiente se transforma num caos quando o padre contrata o belo rapaz Massetto como novo empregado do convento. Logo, sua presença atiçará o libido das jovens freiras.
Análise
A estória acontece em locações belíssimas na região italiana de Carfagnana, em 1347. E elas aproveitam os castelos antigos que fornecem autenticidade a essa comédia de época. Por outro lado, a garantia do humor está nos talentosos comediantes Aubrey Plaza e Molly Shannon, e no versátil John C. Reilly. Adicionalmente, Alison Brie comprova que também é engraçada. Já Dave Franco protagoniza uma das cenas mais hilariantes do filme. Isso quando ele confessa em todos os detalhes o adultério que pratica com sua ex-patroa.
E A Comédia dos Pecados possui vários momentos bem engraçados. Alguns possuem formato de sketches, em que se criam as piadas para aqueles momentos específicos. E outros se alinham à sua trama de comédia de erros. Porém, o filme perde a força quando envereda por algumas variações na trama. Por exemplo, as sequências da bruxaria e da soltura de Massetto, que levam a estória para a aventura.
Adicionalmente, o diretor e roteirista Jeff Baena costuma trabalhar com os mesmos atores em seus filmes. Por exemplo, Alison Brie, Aubrey Plaza, Molly Shannon e John C. Reilly fazem parte de sua trupe preferida na sua carreira. Esta inclui outros três longas metragens: Vida Após Beth (2014), Joshy (2016) e Entre Realidades (2020). Por isso, A Comédia dos Pecados funciona bem quando as cenas de humor se beneficiam do entrosamento entre os intérpretes. Então, privilegiar as cenas de ação acaba interrompendo esse clima. E quebra a gradativa entrega à luxúria dos protagonistas, que deixava a trama num crescendo emocional cada vez mais instigante.
Enfim, A Comédia dos Pecados quase acerta. Na verdade, se tivesse seguido o que o seu título nacional indica, seria muito mais engraçado e empolgante. Além disso, ainda se alinharia com a ideia da obra de Bocaccio de entrega aos prazeres carnais.
Ficha técnica:
A Comédia dos Pecados (The Little Hours, 2017) Canadá. 90 min. Dir/Rot: Jeff Baena. Elenco: Alison Brie, Aubrey Plaza, Kate Micucci, Dave Franco, John C. Reilly, Molly Shannon, Jemima Kirk, Fred Armisen, Nick Offerman, Lauren Weedman, Paul Reiser, Adam Pally, Jon Gabrus, Paul Weitz.
Assista ao trailer original.