Pesquisar
Close this search box.
À Espreita do Mal (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

À Espreita do Mal

Avaliação:
7.5/10

7.5/10

Crítica | Ficha técnica

Foi uma surpresa positiva assistir ao filme À Espreita do Mal (I See You), que estava ali meio perdido na Minha Lista dentro do Netflix. Provavelmente, na época do lançamento no catálogo, chamou a minha atenção por trazer em destaque a presença da atriz Helen Hunt. Mas, ficou ali adormecido junto com outras dezenas de títulos. Até eu voltar a ele ao buscar um título com curta duração.

O roteiro, escrito pelo ator Devon Graye, estreante na função, é o maior trunfo desta produção. Mas o diretor Adam Randall, em seu terceiro longa após Level Up (2016) e iBoy (2017), faz também o seu melhor trabalho e valoriza o script. Para começar, a dupla convence o espectador a acreditar que está diante de um filme de terror sobrenatural durante a sua primeira metade.

Sobrenatural (?)

Afinal, logo no prólogo, vemos um menino sendo puxado para trás por uma força desconhecida enquanto ele anda de bicicleta num bosque de uma pequena cidade do interior. Já antes disso, a câmera passeia em voos de drones, como se fosse um espírito. E, dali em diante, mais indícios de uma presença sobrenatural surgem, principalmente na casa dos protagonistas, uma família que vive um momento de crise. Jackie Harper (Helen Hunt) teve um caso extraconjugal, por isso seu filho adolescente Connor (Judah Lewis) está agressivo com ela. E o marido traído, o policial Greg (Jon Tenney), também não está nada contente, e prefere dormir no sofá da sala.

Greg é o principal responsável pela investigação do desaparecimento do menino da bicicleta, que parece ter ligação com um antigo caso criminal já resolvido. Em paralelo, ele lida com os problemas em casa, não só o adultério, mas estranhos acontecimentos sem explicação. Por exemplo, o roedor de estimação foge da gaiola, Greg fica preso no armário, os talheres somem, a televisão liga sozinha etc. E, o espectador ainda testemunha uma presença lá dentro, uma criatura com uma máscara de sapo. Quando ela confronta Greg, acontece uma reviravolta inesperada.

Demora um pouco para o público se localizar. Mas é uma guinada genial na trama. Dois novos personagens surgem na história, Alec (Owen Teague) e Mindy (Libe Barer). E o filme retoma o que aconteceu até então, agora sob a perspectiva desses praticantes de phrogging.

Spoilers adiante

Assim, cada um dos supostos fenômenos sobrenaturais ganha sua explicação racional. O divertido é que tudo faz sentido, e ainda se conecta com o desaparecimento do garoto e a elucidação definitiva de crimes do passado. Mais detalhes não podem ser colocados aqui, para não estragar o prazer de conferir esse roteiro inteligente e muito bem transposto para as telas. Alguns pontos, porém, ficam confusos, como a impressão que fica de que Greg conta com a cumplicidade de seu amigo de trabalho Spitzky. Mas são questões menores que o espectador pode relevar e apreciar o terror e o suspense de À Espreita do Mal.

___________________________________________

Ficha técnica:

À Espreita do Mal | I See You | 2019 | 98 min | Direção: Adam Randall | Roteiro: Devon Graye | Elenco: Helen Hunt, Jon Tenney, Owen Teague, Judah Lewis, Libe Barer, Gregory Alan Williams, Erika Alexander, Allison Gabriel, Adam Kern, Riley Caya, Nicole Forester.

Onde assistir:
À Espreita do Mal (filme)
À Espreita do Mal (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo