Quem curte filmes sobre exorcismos não pode perder A Luz do Demônio (Prey for the Devil). Especialista em terror e suspense, o diretor alemão Daniel Stamm retorna ao tema que ele retratou em O Último Exorcismo (The Last Exorcism, 2010). Stamm acumulou experiência dirigindo episódios de séries como Pânico (Scream, 2016), Fear The Walking Dead (2017) e Eles (Them, 2021). Neste seu quarto longa, ele surpreende com aterrorizantes sequências de possessão, pelo menos na primeira metade do filme.
A consistente construção da protagonista também sustenta A Luz do Demônio, pois sua história, revelada aos poucos, guarda íntima relação com a narrativa principal. Ann (Jacqueline Byers) se tornou freira após uma infância traumatizante. Sua mãe esquizofrênica (ou possuída, segundo Ann) costumava agredí-la, até um dia se suicidar. Há, ainda, um outro segredo que não revelaremos aqui, mas que reforça a conexão que Ann constrói com a menina Natalie (Posy Taylor), paciente da escola católica de exorcismo em Boston, nos Estados Unidos. Diante dessa proximidade, a instituição permite que essa freira participe do exorcismo da garotinha, embora o processo se restrinja apenas a padres.
A cena do exorcismo de Natalie é ótima. Faz até nos lembrar da atriz Linda Blair no clássico O Exorcista (The Exorcist, 1973), de William Friedkin, filme que ganha uma sequência em 2023. O diretor Daniel Stamm mostra a menina subindo rapidamente pela parede, usa velocidade acelerada mesclada com jump cuts, distorce o corpo da possuída, insere grunhidos estranhos, entre outros efeitos que soam muito originais. Além disso, os sustos funcionam e fazem o espectador saltar na poltrona em vários momentos, mas sem exagerar no seu uso. A outra cena de exorcismo também surpreende, ao colocar uma grávida como vítima.
Ação no final
O filme segue num tom tenso e aterrorizante até a parte final. Mas, neste ponto, Daniel Hamm comete um deslize. O tão esperado confronto final de Ann com o demônio que quer possuí-la privilegia a ação ao invés de continuar apostando no terror, que funcionava tão bem até então. A sequência é movimentada, mas não assusta. Então, isso acaba frustrando a alta expectativa que o espectador criou em face dos ótimos momentos de horror anteriores.
Mesmo assim, A Luz do Demônio se destaca em meio aos vários lançamentos do gênero. Vai além do terror B, com produção da Lionsgate (junto com a Gold Circle Films). É um dos melhores exemplares recentes de filmes sobre possessão.
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Sinopse oficial:
De acordo com relatos da vida real do Vaticano, as ocorrências de possessão demoníaca aumentaram significativamente nos últimos anos. Por isso, a Igreja Católica reabriu secretamente escolas de exorcismo para treinar padres no rito sagrado. A Irmã Ann acredita devotamente que realizar exorcismos é sua vocação. Então, quando um professor sente seu dom especial, permite que ela seja a primeira freira a estudar e dominar o ritual. Porém, isso pode custar a sua alma.
Ficha técnica:
A Luz do Demônio | Prey for the Devil / The Devil’s Light | 2022 | 93 min | EUA | Direção: Daniel Stamm | Roteiro: Robert Zappia | Elenco: Jacqueline Byers, Virginia Madsen, Christian Navarro, Colin Salmon, Nicholas Ralph, Ben Cross, Posy Taylor.
Distribuição: Paris Filmes.