A Menina e o Leão não esconde seu teor panfletário de defesa dos animais selvagens ameaçados pelas caçadas predatórias oferecidas aos turistas na África do Sul. A protagonista, a adolescente Mia, percebe que vive muito próxima dessa dura realidade ao descobrir que o pai vende leões de sua fazenda para essa prática.
De fato, isso tem um grande impacto em Mia, porque ela se afeiçoou a um pequeno leão branco quando a família se mudou para a África do Sul. E o bichano se tornou o único motivo para ela enfim aceitar a mudança que a afastou dos melhores amigos em Londres, onde viviam. Justamente quando ela passa a aceitar o novo local, graças ao leão que já conta agora com dois anos de idade, Mia descobre que o pai o vendeu para um safári onde ele será caçado e morto. Então, a única saída é fugir com o leão até uma reserva onde ele estará protegido pela lei.
A trama
A estória segue a fórmula tradicional dos filmes de aventura juvenil do gênero, sem nenhuma surpresa. Assim, consegue eficientemente envolver o espectador, principalmente os mais jovens. Por outro lado, os adultos se impressionarão com a filmagem em si, que coloca o leão e a menina e sua família juntos em cena sem nenhuma trucagem. Aliás, é um feito extraordinário que o diretor Gilles de Maistre conseguiu ao filmar durante quase três anos. Nesse período, os atores, principalmente Daniah De Villers, conviveram com o leão desde pequeno, para que ele se acostumasse com eles quando ficasse maior.
Além da sul-africana Daniah De Villers, o elenco conta com o ator inglês Langley Kirkwood, da série Warrior, e com a francesa Mélanie Laurent, de Esquadrão 6.
Em suma, A Menina e o Leão é uma ótima opção para a família toda se divertir. Além disso, traz um alerta muito importante sobre o perigo de extinção dos animais selvagens na África.
Leia também a crítica do filme O Rei Leão.
Ficha técnica:
A Menina e o Leão (Mia et le Lion Blanc, 2018) França/Alemanha/África do Sul. 98 min. Dir: Gilles de Maistre. Rot: Prune de Maistre, William Davies. Elenco: Daniah de Villers, Mélanie Laurent, Langley Kirkwood, Ryan Mac Lennan, Lionel Newton, Lillian Dube, Brandon Auret.