A Ovelha Negra (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

A Ovelha Negra

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

O filme A Ovelha Negra se passa em um isolado vilarejo na gélida Islândia. Lá vivem os solitários irmãos Gummi e Kiddi, que não se falam há 40 anos, apesar de habitarem casas vizinhas na propriedade que era da família.

Cada um tem seu próprio rebanho de ovelhas, e o primeiro trecho do filme capta um concurso que premia o melhor exemplar dessa espécie. A ovelha de Kiddi vence, e a de Gummi fica em segundo lugar. Porém, Gummi identifica no animal vencedor uma doença contagiosa e a vigilância sanitária ordena a todos os criadores a exterminarem os seus rebanhos. É uma notícia trágica para a comunidade, pois durante dois anos eles ficarão sem sua renda e, principalmente, sem a sua ocupação.

A Ovelha Negra privilegia o ponto de vista de Gummi, o irmão mais novo. Com a câmera muito próxima, o diretor Grímur Hákonarson revela esse protagonista sofrendo antes, durante e depois do sacrifício de suas ovelhas, que possuem um valor sentimental para ele. Na verdade, sua estima por elas é tão forte que ele salva algumas, escondendo-as no porão de sua casa.

Enquanto isso, Kiddi, o irmão mais recluso, se rebela com a ordem da vigilância sanitária e a polícia precisa intervir para executar o extermínio do seu rebanho. Ainda assim, ele é motivo de preocupação pois não inicia a desinfecção dos seus criadouros. Além disso, ele considera o irmão o culpado por tudo isso, pois foi ele quem descobriu a doença. E, para piorar, ele se afunda na bebida, e Gummi salva sua vida em duas ocasiões em que quase morre congelado na neve.

A vastidão da região

O filme insiste em cenas que registram, com a câmera fixa e com o silêncio natural da região, toda a vastidão da região das fazendas dos irmãos, totalmente cobertas pela neve. Diante dessa natureza impiedosa, agravada pela descoberta da doença, a comunidade pregoa a união de todos. Gummi participa ativamente do grupo, e apoia, pelo menos oficialmente, as decisões da coletividade. Enquanto isso, Kiddi continua afastado.

Portanto, Kiddi fica muito surpreendido quando descobre que Gummi está violando a ordem da vigilância sanitária e criando escondido algumas ovelhas.  Então, quando os agentes de saúde descobrem o delito, Gummi pede, desesperadamente, a ajuda do irmão. Juntos, eles levarão as ovelhas para o topo da montanha, enfrentando uma tempestade de neve.

Com isso, as ovelhas que serviam como mais um ponto de discórdia para os irmãos, tal qual vimos no episódio do concurso anual, agora são o motivo para a aproximação deles. Por fim, a conclusão deixa em aberto a sobrevivência deles diante da nevasca, mas fica a certeza da reconciliação.

Segundo longa-metragem de ficção do diretor Grímur Hákonarson, A Ovelha Negra recebeu 32 prêmios em festivais ao redor do mundo. Entre eles, o Un Certain Regard em Cannes. Posteriormente, Hákonarson realizaria A Resistência de Inga (2019). Em 2020, surgiu uma versão australiana do filme, chamada Rams, cotando com Sam Neill e Michael Caton nos papeis dos irmãos.

___________________________________________

Ficha técnica:

A Ovelha Negra (Hrútar) 2015. Islândia. 93 min. Direção e roteiro: Grímur Hákonarson. Elenco: Sigurður Sigurjónsson, Theodór Júlíusson, Charlotte Böving, Jón Benónýsson, Guðrún Sigurbjörnsdóttir.

Onde assistir:
A Ovelha Negra (filme)
A Ovelha Negra (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo