A Trincheira Infinita (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

A Trincheira Infinita

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

A Trincheira Infinita revela uma incrível história baseada em acontecimentos reais. Um homem que atuou contra o regime de Franco na Guerra Civil Espanhola se esconde em sua casa por 33 anos.

A história

Assim se resume o desfortúnio de Higino, que consegue escapar dos soldados franquistas e se esconde num buraco em sua casa. Para isso, conta com a ajuda imprescindível da esposa Rosa. Depois de alguns anos, se mudam para a casa do pai de Higino, que preparou um quarto escondido atrás de uma parede falsa. A esperança de Higino era de que a Ditadura de Francisco Franco caísse após a derrota da Alemanha Nazista e demais países do Eixo na Segunda Guerra Mundial. Porém, Franco continua no poder até 1975. Somente um pouco antes, com a anistia aos criminosos políticos em 1969, Higino saiu de seu autoenclausuramento.

Análise do filme

E esse relato extraordinário retrata o que aconteceu a centenas de pessoas na Espanha, durante esse período de ditadura. Mas, na dramatização para a estória individual do fictício Higinio, algumas situações soam forçadas. Por exemplo, logo depois de ser torturada, a esposa Rosa retorna para casa e faz sexo voluptuoso com o marido. Na verdade, fica evidente a vontade de incluir um trecho de nudez (até frontal) no filme. Além disso, alguns trechos foram evidentemente criados para inserir um pouco de suspense. Pelo menos, quando o vizinho defensor de Franco invade a casa de Higino, esse suspense funciona.

Por outro lado, A Trincheira Infinita utiliza o recurso nada original de abrir alguns capítulos da estória com um verbete e seu significado de acordo com o dicionário. Por exemplo, “esconder”, “detenção”, “batida” etc. Como resultado, acaba entregando o que acontece em cada um desses trechos, minando a expectativa. Pior ainda, despreza o espectador ao apresentar significados de palavras corriqueiras.

Sob outro aspecto, o filme adota uma abordagem fora do padrão. Ou seja, não trata Higino como herói. Como o próprio roteiro aponta, ele é mais vítima do que herói. Na verdade, é assim que ele se sente. Porém, a trama vai além. Afinal, para a esposa, que sacrifica também sua vida para apoiar o marido, ele é um covarde. De fato, ele passivamente se resigna por tantos anos, sem nunca se atrever a fugir ou enfrentar os seus medos.

Em resumo, o filme A Trincheira Infinita traz uma história forte, um pouco apelativa, que funciona nos momentos de suspense. Acima de tudo, acerta ao não isentar de julgamento o seu protagonista.

___________________________________________

Ficha técnica:

A Trincheira Infinita (La Trinchera Infinita) 2019. Espanha/França/Canadá. 147 min. Direção: Aitor Arregi, Jon Garaño, Jose Mari Goenaga. Roteiro: Luiso Berdejo, Jose Mari Goenaga. Elenco: Antonio de la Torre, Belén Cuesta, Vicente Vergara, José Manuel Poga, Emilio Palacios, Adrián Fernández, Nacho Fortes.

Netflix

Onde assistir:
A Trincheira Infinita (filme)
A Trincheira Infinita (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo