O filme A Última Jornada se apresenta como uma aventura de suspense, mas na sua parte final conduz para uma conclusão espiritual.
Observando atentamente, os indícios dessa ligação religiosa se encontram implícitos na abertura. De fato, lá estão os planos filmados do céu que, no cinema, costumam indicar uma presença superior observando a vida na Terra.
Dessa forma somos apresentados ao garoto Sira, de uns 12 anos. Em um mundo ameaçado por ventos que matam as pessoas, ele precisa enfrentar uma jornada até um lugar mágico, onde os desejos se tornam realidade. E esta é a missão que sua mãe lhe dá logo antes de morrer. Logo, no trajeto, ele encontra uma menina mais nova, um padre com um grupo de mulheres, um soldado e uma cientista.
Por um lado, o clima de suspense é bem construído, e o predador invisível atraído pelo barulho traz à mente filmes como Um Lugar Silencioso e Bird Box. Adicionalmente, o fato de o personagem principal ser um menino contribui para o público logo sentir empatia por ele, ainda mais porque ele é bonzinho.
Então, enquanto A Última Jornada relata sua luta pela sobrevivência e pela caminhada até o destino definido, o filme funciona como um entretenimento com ação e suspense. A conclusão, porém, muda o tom do filme, passando a lidar com o tema da salvação sob um aspecto religioso e espiritual.
Analogamente, o título original, “The Last Boy” (tradução: o último menino), reforça essa ideia, além disso, o roteiro do também diretor Perry Bhandal se baseia nas obras do pensador persa Rumi. Em suma, a aventura deve agradar a maioria do público, já a conclusão apenas aqueles mais espiritualizados.
Ficha técnica:
A Última Jornada (The Last Boy) 2019, Reino Unido, 87 min. Dir/Rot: Perry Bhandal. Elenco: Luke Goss, Flynn Allen, Peter Guinness, Matilda Freeman, Jennifer Scott, Aneta Piotrowska, Anna Wilson-Jones, Lowri Walton.
Distribuição: A2 Filmes