Dirigido pelo argentino Cristian Ponce, o terror brasileiro Abraço de Mãe estreia dia 23 de outubro na Netflix.
O horror é psicológico, ligado ao passado da protagonista Ana (Marjorie Estiano), envenenada pela mãe em 1973, quando ainda era criança. Ana sobrevive não só a essa tentativa de homicídio como também ao incêndio que queima a casa onde as duas moravam.
Vinte anos depois, a mãe morre, e esse fato desperta esse trauma na garota que se tornou cabo do corpo de bombeiros. O primeiro efeito é uma travada no meio de uma operação – que o filme não mostra.
Após um afastamento de 30 dias, ela retorna a campo, mas logo nas primeiras missões surgem as materializações dos seus temores. Tentáculos surgem das profundezas num dia de enchente (efeito oposto ao incêndio da infância), puxando-a para baixo e colocando seus colegas em perigo. Nessa situação onírica, Ana vê pessoas colocando uma menina em risco, aparentemente para ser oferecida num ritual. Isso não chega a ser desenvolvido na trama, que se preocupa mais em montar um paralelo com o ato criminoso de sua mãe.
O ritual é apenas uma das pistas falsas que desnorteiam o espectador afeito ao gênero do terror. O outro é o monstro das profundezas, que também não aparece de fato. Além disso, o asilo de desabrigados que não conseguem falar, juntamente com o quadro antigo com uma frase em alemão servem também como informações para se pensar em experiências nazistas ou algo do tipo.
Terror insosso
Mas, embora a direção de arte consiga apresentar um cenário misterioso, a direção de Cristian Ponce compromete. Várias coisas estranhas surgem na tela, porém sem causar impacto – seja pela música, pelos efeitos sonoros ou pela encenação em si. Por exemplo, cada aparição de uma pessoa com o rosto pintado renderia um belo susto.
Abraço de Mãe aposta na ideia da materialização do trauma na tela, como se isso bastasse para criar um filme de terror. Não basta, e o filme nunca consegue envolver o espectador com o temor que toma conta da protagonista.
___________________________________________
Ficha técnica:
Abraço de Mãe | 2024 | 91 min. | Brasil | Direção: Cristian Ponce | Roteiro: Cristian Ponce, André Pereira, Gabriela Capello | Elenco: Marjorie Estiano, Chandelly Braz, Javier Drolas, Reynaldo Machado, Val Perré.