O diretor John Schlesinger estreia em longa-metragem, com Ainda Resta Uma Esperança (A Kind of Loving), dentro da trilha da New Wave Britânica. Trilha aberta antes por filmes como Paixão Proibida / Odeio Essa Mulher (Look Back in Anger, 1959) e Tudo Começou Num Sábado (Saturday Night and Sunday Morning, 1960), de Karel Reisz.
Seguindo essa verve, suas filmagens acontecem em locações, trazendo para as telas os subúrbios operários (as típicas casas geminadas inglesas). A trama aborda problemas comuns de pessoas comuns. No caso, o romance entre Vic (Alan Bates) e Ingrid (June Ritchie), dois jovens que trabalham na mesma empresa.
O retrato é bem realista, e expõe problemas que não são pomposos, desde a relutância do início do flerte, até a perda da virgindade da moça. Uma gravidez leva ao casamento apressado, que se torna um tormento para Vic por causa de sua sogra. O relacionamento parece fadado ao fracasso, mas o título nacional do filme entrega como termina a cena final.
Direção soberba
No entanto, a simplicidade do tema e do cenário não significa que o diretor John Schlesinger se limite ao básico. Imprime certo estilismo, como na cena em que Vic declara seu amor para Ingrid num abrigo em um parque, e a câmera se move para revelar as várias declarações de amor inscritas na parede. Com isso, parece banalizar as várias declarações de amor que já aconteceram no local, eliminando assim o glamour desse momento como o cinema clássico faria.
E não economiza nos planos, diversificando-os em todas as cenas. Além disso, escurece a fotografia nos momentos mais dramáticos (por exemplo, quando Ingrid revela sua gravidez). Enfim, um filme com uma direção sublime, que nos regala com presentes como o enquadramento de Vic caminhando sobre uma passarela com a fumaça de trem saindo debaixo dela. A escolha do plano geral, aberto, para a cena final esperançosa é outro exemplo de como Schlesinger começou sua carreira afiado.
Assim, com as filmagens nas ruas e a abordagem ousada de temas comuns, Ainda Resta Uma Esperança possui um pé no neorrealismo italiano e outro na nouvelle vague. Certamente, uma das joias da New Wave Britânica e dos dramas chamados de “pia de cozinha” (kitchen sink).
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Ficha técnica:
Ainda Resta Uma Esperança | A Kind of Loving | 1962 | 113 min | Reino Unido | Direção: John Schlesinger | Roteiro: Willis Hall, Keith Waterhouse | Elenco: Alan Bates, June Ritchie, Thora Hird, Bert Palmer, Pat Keen, James Bolan, Jack Smethurst, Gwen Nelson.