Alegoria Urbana

Poster original de "Alegoria Urbana"

Título original: Allégorie Citadine

Ano de lançamento: 2024

Data de estreia no Brasil: 17/04/2025

Direção: JR, Alice Rohrwacher

Gênero: ,

Mais informações na ficha técnica abaixo do texto

Avaliação: 7/10

Quando o artista visual JR realizou Visages, Villages (2017), em codireção com Agnès Varda, a paisagem urbana ganhou significados novos. Em Alegoria Urbana, tendo Alice Rohrwacher como parceira na direção, o olhar de JR se entrelaça com a narrativa.

O curta-metragem acompanha um menino de sete anos, Jay, e sua mãe, que se apressam pelas ruas de Paris para que ela não perca uma audição de dança. Chegando lá atrasada, o diretor da peça conta ao menino a alegoria da caverna de Platão. A questão: “O que aconteceria se um dos prisioneiros conseguisse libertar-se das correntes e escapar da caverna?” afeta profundamente Jay.

O garoto sai sozinho do teatro e, na rua, descasca a fachada de um prédio, e descobre lá dentro uma caverna. Aprofundando-se ainda mais nessa fantasia, ele consegue ver uma grade de pequenos prisioneiros, imagem que reverbera o que ele via através de seu caleidoscópio que se quebrou no caminho para a audição. A analogia com o mito da caverna se expande por outras construções, até que no final o menino pede ao espectador que também ouse sair da caverna.

O pé no fantástico de Alice Rohrwacher e o olhar artístico de JR resgatam para a atualidade a alegoria da caverna, devidamente rebatizando-a de Alegoria Urbana.

___________________________________________

Ficha técnica:

Alegoria Urbana | Allégorie Citadine | 2024 | França | 21 min. | Direção:  JR, Alice Rohrwacher | Roteiro: JR, Alice Rohrwacher | Elenco: Naïm El Kaldaoui, Lyna Khoudri, Leos Carax, Félix Martinez.

Distribuição: Filmes da Mostra.

Naïm El Kaldaoui em “Alegoria Urbana” (divulgação/Filmes da Mostra)

Onde assistir:
Naïm El Kaldaoui e Lyna Khoudri em "Alegoria Urbana" (divulgação/Filmes da Mostra)

Outras críticas:

Rolar para o topo