Pesquisar
Close this search box.
Alemanha Ano Zero (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Alemanha Ano Zero

Avaliação:
9/10

9/10

Crítica | Ficha técnica

Em Alemanha Ano Zero, Roberto Rossellini aponta as suas lentes para a Berlim em ruínas, devastada pela Segunda Guerra Mundial. Antes, retratara a guerra em curso em Roma, Cidade Aberta (1945).

Rossellini novamente deixa o artificialismo hollywoodiano de lado, para seguir a escola do neorrealismo italiano, dando sequência à sua trilogia da guerra, que se encerra aqui após Roma, Cidade Aberta e Paisá (1946). Como marcas desse movimento cinematográfico, o diretor filma uma história sem concessões comerciais, com atores não-profissionais em locações reais. E, Berlim com suas edificações destruídas pelas bombas se torna o personagem principal de Alemanha Ano Zero.

A miséria: herança da guerra

A população alemã vive na miséria, sobrevivendo com as insuficientes rações providas pelos países aliados que venceram a guerra. Alemanha Ano Zero mostra os efeitos cruéis desse cenário através do microcosmo que tem à frente o menino Edmund, de 12 anos. Seu pai está moribundo, sua irmã se oferece para os homens na esperança de se casar, e seu irmão, um ex-combatente alemão, se esconde com medo de ser punido pelas tropas intervencionistas. Os quatro vivem em um pequeno apartamento sublocado por um senhorio aproveitador e impiedoso.

Edmund assume a responsabilidade de prover o sustento de sua família, mas é impedido de trabalhar por ser jovem demais. Assim, aprende com outros meninos a praticar pequenos furtos. Além disso, fica à mercê do seu ex-professor, que usa crianças para vender produtos proibidos, como um LP com a gravação de um discurso de Hitler. Além disso, esse asqueroso personagem ainda causa incômodo no espectador, ao acariciar o menino insistentemente, sugerindo uma abominável pedofilia.

Um novo mundo sem escrúpulos e sem esperanças

De fato, nas ruas de Berlim, tal qual Edmund, todos estão desesperados. Por isso, quando um cavalo cai morto, provavelmente vítima da fome, as pessoas logo tentam cortar sua carme para levar para casa. A sobrevivência dita os comportamentos, e a moral fica em segundo plano. Sintomaticamente, a menina com a mesma idade de Edmund já usa o seu corpo para obter dos garotos seu sustento.

Testemunha desse mundo sem esperanças, Edmund assume um peso maior do que aguenta suportar. E, jovem demais para ter o discernimento necessário, comete um ato pelo qual não se perdoa. A consequência é cruel.

Em suma, filmado imediatamente após o fim da guerra, Alemanha Ano Zero capta o sentimento dessa nação arrasada. Nesse sentido, ao se sentir culpada pela própria desgraça, a Alemanha caminhava para o mesmo destino trágico do personagem Edmund.  Afinal, sem poder prever o futuro à época, o sentimento de Roberto Rossellini se limita à ausência de esperança retrata pelo neorrealismo italiano.

___________________________________________

Ficha técnica:

Alemanha Ano Zero | Germania anno zero | 1948 | Itália, França, Alemanha | 1h11min | Direção: Roberto Rossellini | Roteiro: Roberto Rossellini, Carlo Lizzani, Max Kolpé | Elenco: Edmund Moeschke, Ernst Pittschau, Ingetraud Hinze, Franz-Otto Krüger, Erich Gühne.

Onde assistir:
Alemanha Ano Zero (filme)
Alemanha Ano Zero (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo