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Ambulância: Um Dia de Crime (filme)
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Ambulância: Um Dia de Crime

Avaliação:
5/10

5/10

Crítica | Ficha técnica

Todos conhecem o veterano diretor Michael Bay por seus filmes de ação grandiosos, repletos de explosões e outros efeitos especiais e visuais. Na sua filmografia, estão sucessos como Armageddon (1998), Pearl Harbor (2001) e os filmes da franquia Transformers. O sucesso de bilheteria, porém, não lhe garante unanimidade nas avaliações. Muitos torcem o nariz para o seu cinema que privilegia a ação em detrimento da narrativa. Um raro e bem-vindo equilíbrio encontramos no seu último filme, Esquadrão 6 (6 Underground, 2019), que ele fez para a Netflix. Por isso, Ambulância: Um Dia de Crime (Ambulance) decepciona. Ao invés de manter (ou até superar) Esquadrão 6, Michael Bay apresenta um dos filmes mais fracos de sua carreira.

Bay em novo estilo?

No começo do filme, e sempre que aparecem as cenas de flashback da infância dos irmãos Danny (Jake Gyllenhaal) e Will (Yahya Abdul-Mateen II), Michael Bay tenta emular os cacoetes dos filmes independentes contemporâneos. Ou seja, usando câmera na mão, slow motion, cortes abruptos, e montagem picotada. Com isso, temos a falsa impressão de que o diretor arriscará um estilo diferente. Até porque isso continua na primeira cena atual, quando conhecemos o drama de Will. Ele está sem emprego e precisa de dinheiro desesperadamente para pagar as operações da sua esposa que está com câncer.

Pensamos, da mesma forma, que a narrativa de Ambulância: Um Dia de Crime seguirá o modelo de Crash: No Limite (Crash, 2004), no qual uma tragédia reunirá os destinos de alguns moradores de Los Angeles. Assim, vários segmentos acontecem em paralelo, com diferentes personagens que não estão relacionados entre si. Ente eles, Cam (Eiza González), uma paramédica com fama de ser eficiente mas fria. Porém, nesse quesito, o roteiro, escrito por Chris Fedak, não se preocupa em manter vários personagens em primeiro plano. Esses três que citamos, Danny, Will e Cam são, sem dúvida, os protagonistas.

Aliás, a história não comportaria essa narrativa de múltiplos protagonistas. Baseia-se no filme dinamarquês Ambulancen (2005), cuja trama se centra no conflito entre dois irmãos assaltantes que roubam uma ambulância na fuga e precisam decidir se salvam o paciente que está no veículo com a enfermeira. Nessa refilmagem, o paciente é o policial ferido por um tiro disparado por Will.

O velho Bay de sempre

Demora uns trinta minutos para Michael Bay revelar que este é mais um de seus habituais filmes de ação. Isso fica evidente na cena do assalto. O exagero impera, com excesso de planos curtos, ações paralelas, câmera móvel (que produz alguns efeitos bobos com um drone em alta velocidade fazendo malabarismos sem necessidade). O conflito entre os irmãos tem lugar nessa versão, mas fica em segundo plano. Aliás, acabam truncando a narrativa, pois não provocam o esperado efeito dramático. O que vale mesmo são as perseguições, os tiroteios, os helicópteros e as explosões, tudo potencializado porque é isso que Michael Bay sabe fazer melhor.

Mas o enredo fraco atrapalha. São muitas situações forçadas. Por exemplo, Cam faz uma cirurgia seguindo as instruções do seu namorado pelo celular, numa ambulância se movimentando em alta velocidade. Na fuga, a gangue dos assaltantes pinta a ambulância com um grafite verde neon (será uma referência ao carro de Esquadrão 6?) muito mal-acabado e, com isso, os irmãos conseguem escapar disfarçados. Por fim, a conclusão ainda guarda uma virada infeliz, que provavelmente desagradará os espectadores. Ademais, tem ainda o clichê da mudança na personagem Cam. Ela aprende a ver seus pacientes como pessoas e passa a se importar verdadeiramente com elas.

Ambulância: Um Dia de Crime era para trazer a sensação de uma montanha-russa, com um veículo em alta velocidade transportando um passageiro em delicado estado de saúde pelas ruas movimentadas de uma grande cidade. Mas se perde com o drama que não envolve, e as soluções pouco convincentes do enredo. Sim, tem os bombásticos efeitos especiais de Michael Bay, mas Jan de Bont conseguiu um efeito muito mais espetacular em Velocidade Máxima (Speed, 1994), sem precisar dessa grandiosidade toda.

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Ficha técnica:

Ambulância: Um Dia de Crime | Ambulance | 2022 | Estados Unidos | 136 min | Direção: Michael Bay | Roteiro: Chris Fedak | Elenco: Jake Gyllenhaal, Yahya Abdul-Mateen II, Eiza González, Garret Dillahunt, Keir O’Donnell, Jackson White, Olivia Stambouliah, Moses Ingram, Colin Woodell.

Distribuição: Universal.

Trailer:
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