Amor Drogas e Nova York (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Amor, Drogas e Nova York

Avaliação:
7/10

7/10

Crítica | Ficha técnica

Mais do que realista, Amor, Drogas e Nova York é cruamente autêntico.

O filme Amor, Drogas e Nova York retrata o cotidiano dos viciados em drogas nas ruas de Nova York. A personagem principal é Harley, jovem que vive nesse meio, morando nas ruas quase sem consciência. Por isso, entorpecida, faz sexo nas ruas com homens na mesma situação.

Por causa desse comportamento, Harley é abandonada pelo seu namorado Ilya, que conhece há tempos e que a iniciou nas drogas. Para chamar a sua atenção, ela tenta o suicídio cortando os pulsos na frente dele. Levada ao pronto-socorro, ela sobrevive, mas Ilya nem a procura.

Harley começa então um relacionamento mais próximo com o vendedor e, também usuário, de drogas Mike. Mas seu amor por Ilya continua forte.

A estória cobre apenas alguns dias da vida desses três protagonistas, quase sempre mantendo a perspectiva de Harley. O único momento do filme em que o foco se distancia dela, e acompanha Ilya, acontece perto do final trágico.

A direção

Os diretores e irmãos Benny Safdie e Josh Safidie depois fariam Joias Brutas (Uncut Gems, 2019), com Adam Sandler como protagonista e distribuído pela Netflix. Para chegar numa produção desse porte, Amor, Drogas e Nova York foi essencial.

Este segundo longa-metragem ficcional da dupla é um filme independente de baixo orçamento que atinge o espectador pela sua autenticidade. Essa qualidade não surge do acaso. O seu roteiro se baseia no livro escrito por Arielle Holmes, atriz que interpreta a personagem principal Harley. Ela é, de fato, uma viciada que mora nas ruas de Nova York. Por isso, o retrato é tão verdadeiro.

Os eventos do filme revelam uma realidade que só quem os vivenciou poderia contar. Tome como exemplo a cena em que Harley e Mike abrem as correspondências que furtaram. Sentados abaixo do nível da rua, ao lado de um viaduto, são surpreendidos quando o vento do trem do metrô começa a levantar as cartas. Seria difícil escrever esse acontecimento sem ter passado por situação semelhante.

Elenco de não atores

E, dos três protagonistas, somente Ilya é interpretado por um ator profissional, Caleb Landry Jones. Quem interpreta Mike é outro não-ator, Buddy Duress, que na época era dependente químico e vendedor de heroína procurado pela polícia.

Os irmãos Safdie conseguiram, assim, uma interpretação naturalista no filme, contando também com outros não-atores no elenco de apoio. Esse realismo marginal consegue ser mais autêntico até do que o neo-realismo italiano, que contava com uma encenação mais latente.

Nesse sentido, contribui também as filmagens nas ruas de Nova York. Os diretores captaram as imagens com lentes longas para filmar de longe, pois não tinham licença para essas locações. Essa opção acrescenta ao filme as reações espontâneas dos pedestres, que se afastam dos protagonistas não porque estão vendo as câmeras, mas porque querem ficar longe desses drogados com comportamento instável.

A direção de Amor, Drogas e Nova York não permite que o espectador escolha se distanciar da estória. Com muitos closes extremos, câmera agitada e música eletrônica desarmônica, o filme traz a sensação do entorpecimento alucinógeno dos protagonistas. Assim, mesmo optando por não construir os personagens a partir do passado deles e dos motivos que os levaram às drogas, o público se envolve com eles.

Empatia

Por isso, o espectador consegue se empatizar com Harley no final sem esperanças. Da mesma forma que seu vício com as drogas, ela não consegue deixar de amar Ilya, ainda que este sempre lhe tenha sido prejudicial. Na conclusão, Harley não está mais presente, e Mike não se aparenta ser capaz de substituí-lo. Então, a questão que surge é se ela poderá substituir também as drogas por outra motivação em sua vida.

Enfim, todos esses elementos tornam Amor, Drogas e Nova York uma experiência visceral, sem filtros.


Ficha técnica:

Amor, Drogas e Nova York | Heaven Knows What | EUA | 97 min | Direção: Benny Safdie, Josh Safdie | Roteiro: Josh Safdie & Ronald Bronstein | Elenco: Arielle Holmes, Caleb Landry Jones, Buddy Duress, Necro, Eleonore Hendricks, Isaac Adams, Diana Singh.

Imovision

Filme disponível no catálogo da plataforma Filme Filme.

Onde assistir:
Amor Drogas e Nova York (filme)
Amor Drogas e Nova York (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo