Pesquisar
Close this search box.
As Novas Aventuras de Cheech e Chong
[seo_header]
[seo_footer]

As Novas Aventuras de Cheech e Chong

Avaliação:
4/10

4/10

Crítica | Ficha técnica

As Novas Aventuras de Cheech e Chong

é o segundo filme da dupla de comediantes Cheech e Chong, que fez muito sucesso no mercado norte-americano nos anos 1970 e 1980. O escrachado humor deles era voltado para o público adulto. O personagem de Cheech era um chicano e o de Chong um hippie, ambos sempre chapados.

As Novas Aventuras de Cheech e Chong não apresenta uma estória de fato, são sketches cômicos com alguma conexão entre eles. No filme, os dois vivem juntos em uma casa em estado caótico. Para se ter uma ideia, quando acordam, lavam o rosto com a água do aquário, onde guardam a cerveja, e a roupa pegam da geladeira. Se sentem vontade de mijar, usam a janela.

Os dois não querem saber de trabalhar e estão sempre atrás de algum trocado, principalmente tentando vender drogas. Para andar pelas ruas de Los Angeles, pegam “emprestado” algum carro que esteja dando sopa por aí. Como sempre estão doidões, só fazem besteira o tempo todo, sem nenhuma preocupação com as outras pessoas.

Quebrando as regras

Cheech e Chong apostam na graça dessas situações fora do normal, que quebram todas as regras de decência que a sociedade espera. Ao escreverem o roteiro do filme, não se importaram com o absurdo das situações, nem mesmo com o final com o deus ex machina mais forçado de todos os tempos.

Para criar alguma variação e oportunidade para novas piadas, Cheech interpreta dois papéis, o dele próprio e o do seu primo Red, que planta maconha. Eles nunca aparecem juntos na mesma cena, pois enquanto Red e Chong vivem algumas desventuras pela cidade, Cheech fica em casa esperando por uma mulher. Cheech, assim como Groucho Marx e Woody Allen, é mais um improvável conquistador de mulheres do cinema.

A dupla Cheech e Chong

No Brasil, Cheech e Chong nunca fizeram sucesso. Aqui esse humor muito grosseiro nunca emplacou. E, hoje, é ainda mais difícil rir das piadas deles. As Novas Aventuras de Cheech e Chong é uma prova disso e é quase insuportável assisti-lo. Se você curte o chamado besteirol americano, prefira outros exemplares melhores, como Clube dos Cafajestes (1978) e Picardias Estudantis (1982).

Mas vale a pena conhecer este ou algum outro filme do Cheech e Chong, só para conhecer o trabalho dessa dupla que teve grande influência na cultura pop dos EUA. Para se ter uma ideia de como esses humoristas eram apreciados, quem toca os solos de guitarra do personagem Chong em As Novas Aventuras de Cheech e Chong é o respeitado Steve Lukather, da banda Toto. Além disso, o Van Halen usou a placa da Ferrari que Red rouba como nome de seu disco OU812. E, certamente, os protagonistas de Quanto Mais Idiota Melhor (Wayne’s World, 1992) foram influenciados por Cheech e Chong, principalmente o personagem de Dana Carvey.

E, se você não curte bandas de rock ou comédias sujas, saiba que Cheech e Chong participam no filme Depois de Horas (1985), de Martin Scorsese, no papel dos ladrões. Pode ser difícil de acreditar, mas a dupla marcou época!


Ficha técnica:

As Novas Aventuras de Cheech e Chong (Cheech and Chong’s Next Movie, 1980)

EUA. 99 min. Dir: Tommy Chong. Rot: Tommy Chong, Cheech Marin. Elenco: Cheech Marin, Tommy Chong, Evelyn Guerrero, Paul Reubens, Betty Kennedy, Sy Kramer, Rikki Marin, Peter Bromilow, Lupe Ontiveros, Marguerite Ray, John Steadman, Jake Steinfeld, Shelby Chong, Rita Wilson, Cassandra Peterson, Michael Winslow.

Onde assistir:
As Novas Aventuras de Cheech e Chong
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo