Pesquisar
Close this search box.
Audição (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Audição

Avaliação:
9/10

9/10

Crítica | Ficha técnica

Audição é um filme de terror extremamente violento do prolífico diretor Takashi Miike. A sua parte final traz as cenas mais alucinantes já vistas no cinema.

A trama

Uma garota que foi molestada quando criança seduz homens para assassinar com requintes de crueldade. Shigeharu, o protagonista, é a nova vítima, um viúvo com um filho adolescente que, sete anos após a morte da esposa, resolve se casar novamente. Ele e um amigo aproveitam para criar uma audição para jovens atrizes para um filme de uma produção ainda não aprovada. Uma das candidatas é Asami, a serial killer que mencionamos acima. Aparentemente tímida e dócil, ela encanta Shigeharu, que logo se apaixona. Durante a fase de galanteios, tudo parece maravilhoso, mas depois de irem para a cama pela primeira vez, ela desaparece.

Então, Asami retorna preparando uma tocaia na própria casa de Shigeharu. Depois de dopá-lo, inicia uma série de atrocidades inimagináveis, que inclui injeção nos olhos, corte dos tornozelos e muito mais. A tortura se torna tão insuportável que o coitado do homem começa a ter alucinações dentro de alucinações, e o espectador nunca sabe o que faz parte da realidade. Por fim, a sequência se transforma em uma montanha-russa de emoções que tira o chão do público, sucumbindo totalmente aos horrores que surgem na tela.

A direção de Takashi Miike

O diretor Takashi Miike manipula o espectador desde a primeira cena, na qual acompanhamos o filho de Shigeharu, ainda menino, levando uma lembrança para a mãe doente. Quando ele chega ao hospital, ela já está morta, provocando um sentimentalismo que gera total simpatia do espectador pelo protagonista. Depois, até o momento em que Shigeharu e Asami fazem sexo pela primeira vez, a direção é bem convencional, quase um romance. A única estranheza está numa rápida cena em que o homem liga para Asami pela primeira vez, e a vemos em sua casa sentada no chão em uma posição estranha, ao lado de um saco grande que se movimenta e solta um grunhido ao ouvir o telefone tocar. Aliás, já é o suficiente para indicar que a moça possui algum segredo incomum.

No entanto, após a cena em que os dois dormem juntos, a pegada é outra. A câmera agora está trêmula e muitas vezes assume o ponto de vista subjetivo de Asami, que já exibe aparência sinistra. De fato, esguia e com cabelos negros muito longos, ela compõe o perfil físico das assombrações dos filmes japoneses de horror. Ademais, enquadramentos em plongée e contra-plongée enfatizam o suspense crescente. A cena do primeiro jantar que o casal teve agora ressurge com novas informações sobre o passado da moça. Porém, nada disso prepara o espectador para a explosão de sadismo na sucessão de alucinações da parte final, ao mesmo tempo que elucida todos os mistérios da trama.

Audição é um filme de terror impressionante, com um final tão delirante que demorará para sair de sua cabeça.


Ficha técnica:

Audição (Odishon, 1999) Japão, 115 min. Dir: Takashi Miike. Rot: Daisuke Tengan. Elenco: Ryo Ishibashi, Eihi Shiina, Tetsu Sawaki, Jun Kunimura, Renji Ishibashi, Miyuki Matsuda, Toshie Negishi, Ren Osugi, Shigeru Saiki, Ken Mitsuichi, Yuriko Hirooka.

Assista: Takashi Miike no BFI London Film Festival 2017

Onde assistir:
Audição (filme)
Audição (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo