Bata Antes de Entrar (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Bata Antes de Entrar

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

“Bata Antes de Entrar” é um thriller dirigido po Eli Roth, de “Desejo de Matar” (2018), estrelado por Keanu Reeves e as atrizes chilenas Lorenza Izzo e Ignacia Allamand, além da cubana Ana de Armas, de “Blade Runner 2049”. Um filme de baixo orçamento que consegue vencer o desafio de convencer que um homem poder ser vítima de assédio diante de duas mulheres.

O arquiteto Evan (Keanu Reeves) fica sozinho em casa durante o fim de semana prolongado para trabalhar em um projeto, enquanto sua esposa Karen (Ignacia Allamand) e os dois filhos viajam para a praia. O sossego de Evan é interrompido quando Genesis e Bell, duas garotas novinhas e lindas batem à sua porta, ensopadas pela forte chuva, pedindo para usar o telefone. Sem segundas intenções, Evan aceita ajuda-las, mas sucumbe ao plano premeditado delas de seduzi-lo.

Elas passam a noite na casa e, na manhã seguinte, insistem em ficar e fazem a maior bagunça na cozinha. Somente com a ameaça de chamar a polícia, Evan as convence a deixarem que ele as leve embora. Contudo, elas voltam à noite, invadindo a casa e revelando o lado psicótico delas. Evan se torna refém e as consequências serão trágicas.

Felicidade familiar

O filme apresenta Evan durante os primeiros minutos, expondo-o como um marido ainda apaixonado pela esposa e muito carinhoso com os filhos. Essa felicidade familiar é a fragilidade que será explorada por Genesis e Bell, que ameaçarão arruinar o casamento para obter o que desejam. As duas sempre balançam os vários quadros da família que enfeitam as paredes da casa, simbolizando a vontade de quebrar essa unidade familiar.

Fisicamente, Evan também está vulnerável. Ele feriu seu ombro em um jogo de beisebol, ponto fraco importante para que as garotas invasoras aumentem suas chances de derrota-lo durante uma luta. Assim, cenário está pronto para que o thriller comece.

As boas intenções de Evan para ajudar Genesis e Bell o levam a cair na armadilha previamente montada pelas duas mocinhas. Depois, elas tentam seduzi-lo de forma cada vez mais explícita, até que conseguem acuá-lo no banheiro e os três fazem sexo. Essa sequência possui várias montagens rápidas para caracterizar o atordoamento de Evan diante da situação.

Para maiores de 16

Há cenas rápidas de nudez feminina, mas o que realmente torna o filme mais restrito ao público em geral (o filme é indicado para maiores de 16 anos) é a sequência do dia seguinte. Nela, Bell coloca as roupas da filha de Evan e o força a fazer sexo enquanto ele está amarrado na cama, sob ameaça de as moças contarem o que aconteceu na noite anterior para sua esposa. Em cima de Evan, Bell o chama de “papai”, em cena perturbadora.

“Bata Antes de Entrar” guarda semelhanças temáticas com outros filmes onde as mulheres mantêm um homem cativo. Por exemplo, “Louca Obsessão” (1990) e “O Estranho que nós Amamos” (versões de 1971 e 2017). Com isso, colabora na aceitação de que existe assédio sexual com vítima masculina.

Os mais conservadores podem enxergar o filme como uma lição para o marido que traiu a esposa. Nesse sentido, as duas garotas seriam como justiceiras, ainda mais considerando que o diretor Eli Roth viria a realizar a nova versão de “Desejo de Matar”, com Bruce Willis no papel do matador que faz justiça com as próprias mãos. Esse ponto de vista também é válido, porque quando Evan se submete à sedução ele está em posse de sua consciência e não está ainda ameaçado.

Se Eli Roth tivesse colocado alguma justificativa que colocasse Evan sem opção de evitar o sexo com as garotas, o filme poderia inquestionavelmente levantar a bandeira de aceitação do homem como vítima do assédio sexual, e injetaria mais profundidade na trama.

Esconde-esconde

Assim como em “Desejo de Matar”, o protagonista não age com inteligência e isso pode irritar o espectador. Por exemplo, quando as garotas propõem um esconde-esconde, Evan ganha várias possibilidades para tentar a fuga. Mas, estupidamente, sai correndo pelo jardim da casa. Como resultado, essa situação acaba minando a credibilidade do filme e representa uma decepção para o público.

O filme de Eli Roth guarda ainda uma referência divertida para “Depois de Horas” (1985), de Martin Scorsese, quando Genesis e Bell escondem um cadáver transformando-o em uma escultura colando várias camadas de jornal sobre ele.

“Bata Antes de Entrar” é um filme irregular, mas que merece uma espiada.

___________________________________________

 
Ficha técnica:

Bata Antes de Entrar (Knock Knock, 2015) EUA/Chile 99 min. Dir: Eli Roth. Rot: Eli Roth & Nicolás López & Guillermo Amoedo. Elenco: Keanu Reeves, Lorenza Izzo, Ana de Armas, Aaron Burns, Ignacia Allamand, Dan Baily, Megan Baily, Colleen Camp.

Onde assistir:
Bata Antes de Entrar (filme)
Bata Antes de Entrar (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo