Poster de "Beetlejuice - Os Fantasmas se Divertem"
[seo_header]
[seo_footer]

Os Fantasmas Se Divertem (Beetlejuice)

Avaliação:
8.5/10

8.5/10

Crítica | Ficha técnica

Terceiro longa de Tim Burton, Os Fantasmas Se Divertem (Beetlejuice) alçou o cineasta ao patamar mais alto da indústria hollywoodiana. Por causa desse sucesso, seu próximo filme viria a ser a megaprodução Batman (1989), aquele com Michael Keaton.

O roteiro de Warren Skaaren permitiu a Burton aliar seu talento como artista gráfico com sua nascente incursão no cinema live action. Até então, ele chamara a atenção com seus curtas de animação, em especial, Vincent (1982) e Frankenweenie (1984). Essa experiência foi essencial para ele dirigir Os Fantasmas Se Divertem, que enfrenta o desafio de ser um filme de terror para todas as idades. Conforme o filme avança, logo descobrimos seu trunfo para superar essa dificuldade.

Quando o casal Adam (Alec Baldwin) e Barbara (Geena Davis) se transforma em fantasmas, e saem de casa, os dois caem num mundo dos mortos, todo surreal, com um monstro que seria horripilante se não fosse construído com stop motion. Esse efeito especial imortalizado por Ray Harryhausen ganhou prestígio com o passar do tempo. Mas, além de ser artístico, aqui o stop motion, que se torna mais frequente durante o filme, permite que as criaturas imaginadas por Burton sejam apreciadas também pelo público infantil, sem assustar as crianças.

No mundo de Tim Burton

A premissa de Os Fantasmas Se Divertem é básica, porém suficiente para dar asas à imaginação fértil de Tim Burton. Na trama, o casal de fantasmas Adam e Barbara quer afugentar os novos moradores da casa que os dois arrumaram com tanto afeto. Mas, novatos (e meio bobocas) eles não têm jeito para a coisa.  Acabam arrumando amizade com a adolescente gótica que é filha dos novos proprietários, interpretada graciosamente por Winona Ryder, que tenta ajudá-los. Porém, a ajuda (?) vem mesmo do além, do fantasma charlatão Beetle Juice (Michael Keaton, simplesmente inesquecível!).

O filme é um delírio visual, marca registrada do diretor Burton. Além das inúmeras criações animadas em stop-motion, há outros efeitos especiais extremamente criativos, como quando os personagens entram dentro da maquete construída por Adam, e interagem com objetos feitos de material de papelaria. Aliás, mesmo sem efeitos especiais ou visuais, Burton constrói cenas deliciosas, como os dois trechos musicais. No primeiro, uma frustrada tentativa de amedrontar os intrusos, os novos moradores e seus convidados são possuídos e cantam e dançam “Day-O (The Banana Boat Song)” durante o jantar. No segundo, Winona Ryder levita e canta “Jump in the Line (Shake Señora)”, na cena final.

Os Fantasmas Se Divertem é um dos melhores filmes que misturam comédia e terror sem restrição de idade. A genialidade criativa de Tim Burton em uma de suas obras-primas.

___________________________________________

Ficha técnica:

Os Fantasmas Se Divertem | Beetlejuice | 1988 | 92 min | EUA | Direção: Tim Burton | Roteiro: Warren Skaaren | Elenco: Alec Baldwin, Geena Davis, Michael Keaton, Winona Ryder, Catherine O’Hara, Jeffrey Jones, Glenn Shadix, Annie McEnroe.

Onde assistir:
Os Fantasmas Se Divertem (filme)
Os Fantasmas Se Divertem (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo