Veja aqui os filmes que chegam no mês de setembro de 2022 ao catálogo do Petra Belas Artes À La Carte.
Destacamos o inédito documentário francês Goya e o Fantasma de Buñuel (2022), último longa de Jean-Claude Carrière, que esteve na de Cannes deste ano. Outra novidade é o longa japonês Sob o Céu Aberto (2020), de Miwa Nishikawa.
Além disso, o mês é especial para os fãs do cinema francês. São nove filmes franceses chegando à plataforma.
Por fim, lembramos que o Belas Artes à la Carte também tem séries. Neste mês, estreia a produção da BBC Studios Parade’s End, com Benedict Cumberbatch e Rebecca Hall.
Confira abaixo a programação completa.
ESTREIAS 1 DE SETEMBRO
O Que Traz Boas Novas (Monsieur Lazhar)
Canadá, 2011, Comédia, Drama, 95 min, 12 anos
Direção: Philippe Falardeau
Elenco: Mohamed Fellag, Sophie Nélisse, Émilien Néron.
Sinopse: Em uma escola pública de Montreal, uma imigrante argelina é contratada para substituir uma professora popular que cometeu suicídio em sua sala de aula. Enquanto ajuda seus alunos a lidar com sua dor, sua própria perda recente é revelada.
5 Amigos num Bar (Le Paltoquet)
França, 1986, Drama, Policial, 92 min, 14 anos
Direção: Michel Deville
Elenco: Fanny Ardant, Daniel Auteuil, Richard Bohringer
Sinopse: A senhorita Lotte tem sua residência em um grande hangar perto de um porto. Ela parece estar se divertindo com cinco clientes, mas a chegada de um policial perturba suas vidas.
Doce Perfume (Tatarak) Polônia, 2009, Drama, 85 min, 14 anos
Direção: Andrzej Wajda
Elenco: Krystyna Janda, Pawel Szajda e Jan Englert.Sinopse: Marta (Krystyna Janda), que vive em uma pequena cidade polonesa com o seu marido, não sabe que é vítima de uma grave doença. Ainda sofrendo pela morte de seus dois filhos, ela encontra em Bogus (Pawel Szajda), um rapaz mais jovem, muito mais do que uma amizade. Com ele, Marta experimenta um amor proibido, mas que vai se tornar o seu refúgio.
Curiosidades: O filme é dedicado ao falecido diretor de fotografia Edward Klosinski, marido da atriz Krystyna Janda e um dos colaboradores mais próximos do diretor Andrzej Wajda. Edward Klosinski morreu durante as filmagens e sua esposa decidiu incluir no filme o monólogo escrito por ela sobre sua perda, que na verdade se refere ao próprio tema do filme, bem como ao conto em que se baseia. O filme é o encontro de duas grandes atrizes polonesas, ambas vencedoras do Prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cannes: Krystyna Janda e Jadwiga Jankowska-Cieslak.
Portas da Noite (Les porte de la nuit / Gates of the Night) França, 1946, Drama, Fantasia, Mistério, 120 min
Direção: Marcel Carné
Elenco: Pierre Brasseur, Serge Reggiani e Yves Montand.
Sinopse: Em Paris, no inverno após sua libertação, um vagabundo que também pode ver o destino, prevê que Jean Diego se apaixonará por uma linda garota. Naquela mesma noite, Jean conhece Malou.
Adoniran – Meu nome é João Rubinato
Brasil, 2018, Documentário, 92 min, 12 anos
Direção: Pedro Serrano
Elenco: Adoniran Barbosa, Eduardo Gudin e Carlinhos Vergueiro
Sinopse: Adoniran Barbosa, autor de sucessos como “Trem das Onze” e “Saudosa Maloca”, carrega o título de maior sambista paulista de todos os tempos. A cidade de São Paulo era a personagem principal de suas canções e radionovelas. Através de imagens de arquivos raras e nunca vistas antes, o compositor e cantor paulistano, que faleceu em 1982, é redescoberto pelo público.
ESTREIAS 8 DE SETEMBRO
Terese Raquin (Thérèse Raquin)
França, 1953, Policial, Drama, Comédia, 102 min
Direção: Marcel Carné
Elenco: Simone Signoret, Raf Vallone e Jacques Duby
Sinopse: Thérèse casou-se muito cedo com o primo Camille, levando uma vida monótona e sem alegrias ao lado do marido egoísta e a tia autoritária. A chegada de Laurent, um belo italiano amigo de Camille, muda a vida de Thérèse quando os dois se apaixonam. Quando ela tenta fugir com Laurent, o marido tenta impedi-la e a força tomar medidas extremas.
Uma Leitora Bem Particular (La Lectrice)
França, EUA, 2012, Comédia, Drama, 140 min
Direção: Michel Deville
Elenco: Miou-Miou, Christian Ruché, Sylvie Laporte.
Sinopse: Um filme multifacetado baseado no romance de Raymond Jean, La Lectrice . Constance (Miou-Miou) lê o romance em voz alta na cama para seu amante. Inspirada na história de Marie, uma mulher que anuncia seus serviços como leitora de literatura, Constance decide fazer o mesmo.
Baal de Brecht (Baal)
Alemanha Ocidental, 1970, Drama, 87 min
Direção: Volker Schlöndorff
Elenco: Rainer Werner Fassbinder, Sigi Graue, Hanna Schygulla
Sinopse: Baal explora o culto do gênio, uma figura anti-heróica que opta por ser um pária social e viver à margem da moralidade burguesa.
O Quarto Anjo (The Fourth Angel)
Reino Unido, Canadá, 2001, Ação, Suspense, 96 min, 14 anos
Direção: John Irvin
Elenco: Jeremy Irons, Forest Whitaker e Jason Priestley
Sinopse: Um homem busca justiça depois que sua esposa e duas filhas são mortas a tiros em um ataque terrorista.
Canção da Volta
Brasil, 2016, Drama, 98 min, 14 anos
Direção: Gustavo Rosa de Moura
Elenco: João Miguel, Marina Person e Francisco Miguez
Sinopse: Julia e Eduardo formam um casal que se ama, mas que precisa aprender a lidar com os problemas que surgem em seu caminho. O longo casamento dos dois é assombrado por fantasmas e é carregado com a responsabilidade que têm em criar seus filhos. Ultrapassar os seus problemas só depende dos dois, mas essa pode ser a tarefa mais difícil.
ESTREIAS 15 DE SETEMBRO
Paixão Abrasadora (La Marie du port)
França, 1950, Polícia, Drama, Romance, 78 min
Direção: Marcel Carné
Elenco: Jean Gabin, Nicole Courcel e Blanchette Brunoy
Sinopse: Henri Châtelard, é dono de uma grande cervejaria, a Brasserie Centrale, e de um cinema em Cherbourg, acompanhado de sua concubina, Odile, ambos vão ao funeral de seu pai, em Porten-Bessin, pequeno porto de Calvados. Seu amor morreu e eles estão entediados. Mantendo sua distância da família, Châtelard passa o tempo no Café du Port.
Sob o Céu Aberto (Subarashiki Sekai)
Japão, 2020, Crime, Drama, 124 min
Direção: Miwa Nishikawa
Elenco: Kôji Yakusho, Seiji Rokkaku e Yukiya Kitamura
Sinopse: Um Ex-Yakuza, libertado da prisão após 13 anos, viaja para encontrar a mãe que o abandonou quando criança. Ele é prejudicado por seu passado de gângster e luta para se adaptar à sua nova vida fora da prisão.
Os Pequenos Prazeres (Aux petits bonheurs)
França, 1994, Comédia, Drama, 93 min
Direção: Michel Deville
Elenco: Anémone, Xavier Beauvois e André Dussollier
Sinopse: Abre-se uma casa na primavera onde vivem alguns homens e mulheres em busca de amor. A vida tem para eles meios diferentes.
Os Favoritos da Lua (Les favorites de La lune)
França, Itália e União Soviética, 1984, Comédia, Drama, 111 min
Direção: Otar Iosseliani
Elenco: Mathieu Amalric, László Szabó e Katja Rupé.
Sinopse: Uma espécie de jogo de acasos e encontros acidentais entre os tipos mais díspares: vagabundos que fazem explodir uma estátua, um ladrão que “educa” o filho, um serralheiro traído pela mulher.
Curiosidades: Nascido na Geórgia, mas com boa parte da carreira realizada na França, o diretor Otar Iosseliani estudou música, matemática, e depois cinema, tendo como professor Alexander Dovzhenko, um dos grandes cineastas soviéticos, ao lado de Sergei Eisenstein, Dziga Vertov e Vsevolod Pudovkin. Venceu o Grande Prêmio do Júri no Festival de Veneza 1984. O elenco deste filme conta com a participação de László Szabó, que foi um famoso enxadrista da Hungria, medalhista em diversas Olimpíadas de xadrez.
Maria – Não Esqueça que eu Venho dos Trópicos
Brasil, 2017, Documentário, 80 min, 10 anos
Direção: Elisa Gomes e Ícaro Martins
Elenco: Celso Frateschi, Malu Mader e Lúcia Romano
Sinopse: Acompanhe a vida transgressora de Maria Martins, uma das maiores escultoras brasileiras. Ela desafiou a sociedade na primeira metade do século XX ao tratar da sexualidade feminina sem tabus. Sua ousadia a elevou à elite do surrealismo.
ESTREIAS 22 DE SETEMBRO
Goya e o Fantasma de Buñuel (Goya, Carrière & The Ghost of Buñuel)
França, Espanha, Portugal, 2022, Documentário, 90 min
Direção: José Luis López-Linares
Elenco: Jean-Claude Carrière
Sinopse: Claude Carriere volta à Espanha e fala do pintor Francisco de Goya, que sempre admirou. Muito rapidamente, as memórias pessoais começam a surgir. Buñuel e o surrealismo, mas também como Goya antecipou a modernidade nos temas abordados que o preocupavam: guerra, migração, deficiência. Viajando aos lugares-chave de Goya, mergulhando em sua abundante obra, o cineasta José Luis López- Linares e Jean-Claude Carrière nos convidam a uma viagem ao gênio humano.
Curiosidades: Na sua última viagem, o argumentista Jean Claude Carriere regressa a Espanha e fala-nos do pintor Francisco de Goya, que sempre admirou (e a quem dedicou um filme, Os fantasmas de Goya com Milos Forman). Muito rapidamente, as memórias pessoais começam a surgir. Buñuel e o Surrealismo obviamente, mas também como Goya antecipou a modernidade, não só no sentido pictórico, mas também nos temas abordados que o preocupavam: guerra, migração, deficiência (Goya era surdo), os ”pequenos” e, sobretudo, os estigmas de um mundo louco. Goya, como disse Malraux, foi o último dos Clássicos e o primeiro dos Modernos. Viajando aos lugares-chave de Goya, mergulhando em sua abundante obra, o cineasta José Luis López- Linares e Jean-Claude Carrière, um dos roteiristas mais prolíficos de todos os tempos nos convidam a uma viagem ao gênio humano.
A Arte do Divórcio (Un fil à la patte)
França, 2005, Comédia, Romance, 79 min
Direção: Michel Deville
Elenco: Emmanuelle Béart, Charles Berling e Dominique Blanc
Sinopse: Apesar do fato de que eles se amam, um casal percebe que deve “encontrar” outras pessoas (e ricas) para manter suas vidas frívolas e caras.
O Boulevard do Crime (Les enfant du paradis)
França, 1945, Drama, Romance, 189 min
Direção: Marcel Carné
Elenco: Arletty, Jean-Louis Barrault e Pierre Brasseur
Sinopse: A vida teatral de uma bela cortesã e dos quatro homens que a amam.
Beleza Adormecida (Sleeping Beauty)
Australia, 2011, Drama, Mistério, Romance, 101 min, 16 anos
Direção: Julia Leigh
Elenco: Bridgette Barrett, Emily Browning e Rachael Blake
Sinopse: Um retrato assombroso de Lucy, uma jovem estudante universitária atraída para um misterioso mundo oculto de desejos não ditos.
Tarde Para Morrer Jovem
Brasil, Chile, Argentina, Países Baixos e Catar, 2018, Drama, 110 min, 16 anos
Direção: Dominga Sotomayor
Elenco: Demian Hernández, Antar Machado e Magdalena Tótoro
Sinopse: Durante o verão de 1990 no Chile, as pessoas começam a sentir uma crescente sensação de liberdade, enquanto três adolescentes enfrentam seus primeiros amores e medos.
FESTIVAIS
Festival FIXE – Uma produção artística e cultural de países e regiões lusófonas – 01 a 14 de setembro
Festival de Finos Filmes – Coletânea de curtas – 01 a 07 de setembro
Festival Volta ao Mundo Georgia – De 29 de setembro à 12 de outubro
SÉRIES
Parade’s End: Estreia 05 de setembro
Reino Unido, 2012, Ação, Romance, 5 episódios
Direção: Susanna White
Elenco: Benedict Cumberbatch, Rebecca Hall, Miranda Richardson e Rupert Everett
Sinopse: Ambientada durante a conclusão da Primeira Guerra Mundial, a série acompanha um triângulo amoroso entre o aristocrata inglês Christopher Tietjens (Benedict Cumberbatch), sua bela mas cruel esposa Sylvia (Rebecca Hall), e Valentine Wannop (Adelaide Clemens), por quem Christopher se apaixonou durante o casamento.
Curiosidades: Indicado ao Oscar de Melhor Ator pelo filme “O Jogo da Imitação” (2014), Benedict Cumberbatch afirmou que Christopher Tietjen, protagonista da série “Parade’s End”, foi um dos papéis mais admiráveis que ele já interpretou, e que gostaria de pegar para si muitas qualidades desse personagem. A série cobre o movimento sufragista feminino durante 1914, e a atriz Anne-Marie Duff, que interpreta Edith Duchemine, também interpretou uma ativista feminista dedicada no filme “As Sufragistas” (2015).
French and Saunders – Broadcast: Estreia 22 de setembro
Reino Unido, 2017, Comédia, 1 episódio
Direção: Ed Bye
Elenco: Dawn French, Jennifer Saunders e Victoria Graham
Sinopse: Sketch cômico de Dawn French e Jennifer Saunders, marcando 30 anos desde a estreia de sua série de televisão, “French and Saunders” (1987).
Curiosidades: Dawn French e Jennifer Saunders estão de volta juntas para um show especial repleto de material novo, grandes sucessos e até mesmo algumas filmagens nunca antes vistas.
Mais informações em: https://www.belasartesalacarte.com.br
(foto/divulgação: “A Arte do Divórcio”)