Pesquisar
Close this search box.
Poster do filme "Bogancloch"
[seo_header]
[seo_footer]

Bogancloch

Avaliação:
6,5/10

6,5/10

Crítica | Ficha técnica

Bogancloch revela como está vivendo Jake Williams após ele decidir morar recluso em uma floresta, mudança que o diretor Ben Rivers retratou em Two Years at Sea (2011). O documentário está na seleção da 48ª Mostra Internacional de Cinema em São Paulo.

O título se refere ao local, nas highlands da Escócia, onde o retratado mora sozinho, como um ermitão, em uma grande casa que parece mais um armazém. Cercado de velhas quinquilharias que ele acumulou durante anos, Jake parece totalmente em paz consigo mesmo. O filme passa essa sensação, ao acompanhar a sua rotina. Isso envolve passar o tempo ouvindo antigas fitas cassete, caminhadas pelo mato, e a execução de necessidades vitais, como comer e tomar banho.

Como Jake vive sozinho, ele quase nunca fala no filme. A exceção é uma aula sobre o sistema solar que ele dá numa escola para um pequeno grupo de crianças. E uma reunião ao redor da fogueira com pessoas que ali se juntam para cantar.

O que Ben Rivers filma pode não ser encenado. Mas certamente é combinado com o retratado, pois a câmera está sempre posicionada, fixa, numa posição que permite um bom enquadramento. A espontaneidade, portanto, não provém da invisibilidade da câmera – Jake sabe que ela está ali – mas da provável tática de nunca filmar mais de uma tomada.

Capricho visual

Na verdade, o que mais chama a atenção em Bogancloch não é a oportunidade de espiar um modo de vida alternativo, e sim o capricho na forma. O visual do filme apresenta retoques de pós-produção que imitam riscos e falhas de uma película velha e mal-conservada. A fotografia, em preto e branco, varia entre o forte contraste chiaroscuro (a cena da fogueira é um belo exemplo) e o branco estourado que enfatiza a força da natureza (o inverno). Quebrando a ausência de cores, entram breves planos de fotos manchadas que deviam estar na casa de Jake.

Documentário com certo estilo experimental, Bogancloch é tão alternativo quanto Jake Williams. Nessa sintonia entre diretor e retratado, cada um vive como quer; cada um filma como quer.

___________________________________________

Ficha técnica:

Bogancloch | 2024 | Reino Unido, Alemanha, Islândia | 86 min. | Direção: Ben Rivers | Roteiro: Ben Rivers | Com Jake Williams.

Onde assistir:
Cena do filme "Bogancloch"
Cena do filme "Bogancloch"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo