Em Bom Dia, o diretor Yasujiro Ozu retrata com bom humor o cotidiano suburbano de um Japão que se americaniza.
A singeleza do título do filme, bem como o otimismo impregnado nessa expressão de saudação matinal, está presente em todos os seus momentos. No aspecto visual, nas cores que Ozu utilizou em apenas 6 de seus 56 filmes. Bem como na escolha das locações, desta vez, em um subúrbio recentemente construído, para onde a população está se mudando, e que por isso ainda parecem pouco habitados. Aliás, esse cenário lembra os filmes italianos realizados na época, onde construções de novos edifícios residenciais dominavam a paisagem. Como exemplo, Mamma Roma e A Doce Vida.
Além disso, há muito humor no retrato das vizinhas fofoqueiras, assim como nos meninos que estão vidrados pelo aparelho de televisão que um dos condôminos possui. Particularmente engraçada é a piada da brincadeira dos garotos fazendo um ruído com um peido toda vez que alguém coloca o dedo na testa deles. Mas um deles, quando tenta realizar essa proeza, acaba sujando as calças.
Inclusive, é essa piada que origina a cena final, que conclui o filme com esse tom alegre. O diretor Ozu brinca com sua própria marca estilística, que são os pillow shots, aquelas cenas aleatórias de um plano estático, para dar tempo ao espectador para refletir. Então, o pillow shot que encerra Bom Dia é um varal com as cuecas do menino que se suja quando faz a brincadeira do peido.
Americanização
Acima de tudo, o filme retrata a americanização do Japão, já consolidada depois de catorze anos do fim da Segunda Guerra Mundial. Agora, a influência não é mais forçada pela presença de militares dos EUA no território japonês, mas pela cultura. Nesse sentido, são provas desse processo o desejo por eletrodomésticos, como a máquina de lavar roupas, e, principalmente, a televisão. Além disso, os meninos estudam inglês na escola, e um dos personagens trabalha com traduções.
No entanto, vale apontar que Yasujiro Ozu não vê com pessimismo essa transformação. Pelo menos, assim indica o filme, principalmente quando o pai compra a televisão que os dois filhos tanto queriam. Então, divirta-se com o alto astral de Bom Dia. Sobretudo com as graças do irmão mais novo!
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Ficha técnica:
Bom Dia (Ohayo) 1959. Japão. 94 min. Direção: Yasujiro Ozu. Roteiro: Kogo Noda, Yasujiro Ozu. Elenco: Keiji Sada, Yoshiko Kuga, Crishu Ryu, Kuniko Miyake, Haruko Sugimura, Koji Shitara, Masahiko Shimazo.