Bon Voyage (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

Bon Voyage

Avaliação:
6/10

6/10

Crítica | Ficha técnica

Em 1944, Alfred Hitchcock realizou dois curtas-metragens de propaganda para o ministério da informação britânico. Este Bon Voyage e Aventura Malgache.

No livro “Hitchcock/Truffaut”, o diretor relata sobre esses trabalhos:

“(…) eu senti a necessidade de dar uma pequena contribuição ao esforço de guerra, já que estava ao mesmo tempo muito velho e muito gordo para servir ao exército. Se não tivesse feito absolutamente nada, teria me censurado mais tarde. Sentia a necessidade de ir, era importante para mim, e queria também penetrar na atmosfera da guerra.”

HITCOCOCK/TRUFFAUT. TRUFFAUT, François. Ed. Brasiliense, 1983. p. 95.

Bon Voyage começa em Londres, no ano de 1943, quando o sargento John Dougall, da Royal Air Force, é interrogado por um oficial das forças francesas livres. O britânico relata sua jornada na França ajudando a resistência, ao lado de um militar polonês. Assim, o filme mostra em flashback os detalhes dessa missão.

Porém, o oficial francês esclarece que o colega polonês era na verdade um espião da Gestapo. Com isso, se inicia um novo flashback, com as ações desse agente que John Dougall não presenciou. Por fim, vemos a reação do britânico ao descobrir que a moça que o ajudou foi assassinada.

Enfim, a intenção propagandista está evidente, e o foco principal era elogiar as pessoas da Resistência Francesa. Apesar disso, o curta guarda pelo menos o uso dos flashbacks como marca dos filmes de Hitchcock. O recurso teve importância essencial em vários títulos de sua obra. Por exemplo, em Rebecca, A Mulher Inesquecível (1940).

Por fim, mesmo sem ser especialmente inventivo, Bon Voyage possui uma direção fluída, que dá certa qualidade a uma história sem grandes apelos emocionais.

___________________________________________

Ficha técnica:

Bon Voyage (1944) Reino Unido. 26 min. Direção: Alfred Hitchcock. Roteiro: J.O.C. Orton, Angus, McPahil. Elenco: John Blythe, Janique Joelle.

Ficou interessado? Então, anote: o filme está no box “O Cinema de Hitchcock 2“, da Versátil Home Video.

Adicionalmente, conheça também: Hitchcock/Truffaut (o filme).

Onde assistir:
Bon Voyage (filme)
Bon Voyage (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo