Poster do filme "Butch Cassidy"
[seo_header]
[seo_footer]

Butch Cassidy

Avaliação:
8/10

8/10

Crítica | Ficha técnica

Minha lembrança registrava uma ideia diferente sobre Butch Cassidy, de quando o vi pela primeira vez na televisão ou em VHS. Na revisão, se sobressaiu uma análise racional sobre um filme que marcou época, e que veio na leva de outros que surgiram com a Nova Hollywood. Me dei conta que a memória confundia este longa com Golpe de Mestre (The Sting, 1973), a posterior investida do mesmo trio de talentos, George Roy Hill, Paul Newman e Robert Redford. É por causa dessa confusão que eu esperava que Butch Cassidy e Sundance Kid fossem malandros charmosos – e são, de fato, mas tal característica era mais acentuada no filme seguinte.

Butch e Sundance, afinal, são bandidos, notórios assaltantes de banco. Lembram os personagens de Bonnie e Clyde (1967), filme de Arthur Penn, pois também eram foras-da-lei perigosos, porém admirados pela população. O destino deles se parecem, embora filmados de forma diferente. Arthur Penn chocou com os anti-heróis sendo metralhados brutalmente em uma emboscada. Já George Roy Hill preferiu terminar com uma imagem congelada, que não deixa dúvidas sobre o desfecho, mas evita a violência. Esse final remete a Os Incompreendidos (Les quatre cents coups, 1959), de François Truffaut, assim como o trio de protagonistas composto por dois amigos e uma mulher de Jules e Jim (1962), também de Truffaut. Ou seja, mais uma constatação de uma nova onda que surgia no cinema estadunidense no final dos anos 1960, seguindo a tendência iniciada na França.

Estilizado

Butch Cassidy começa com e preto e branco em tom sépia, estilizado, com um dourado que remete às primeiras décadas do faroeste – primeiro em supostas imagens de arquivo, depois em um bar onde Sundance (Robert Redford) joga cartas e Butch Cassidy (Paul Newman) orbita ao redor de olho nas ameaças. Esse breve trecho, e o seguinte, quando encontram o bando deles, servem para revelar a cumplicidade entre a dupla, a habilidade de Sundance em atirar, e a sagacidade de Butch. A malandragem do personagem de Newman permeia todo o filme, mas não tanto quanto o Henry Gondorff de Golpe de Mestre. Essa ideia da enganação atinge também o espectador, quando apresenta Etta Place (Katharine Ross). Primeiro, parece que ela é atacada por Sundance, e depois ela participa da famosa cena da bicicleta com a canção “Raindrop Keeps Fallin’ on my Head”, só que com Butch, e não com Sundance.

Filmada com maestria (o plano com a câmera acompanhando em velocidade por trás de uma cerca é belíssimo), essa sequência musical antecede os videoclipes, e ainda termina com tema circense e palhaçadas. Representa, além disso, uma subversão do gênero faroeste, pois interrompe totalmente a narrativa. O tom cômico também soa como ousadia. Por exemplo, o funcionário fiel da companhia de trem e a dinamitação exagerada do cofre. Outra questão impensável no western é a fuga dos heróis, que evitam o confronto com o grupo dos melhores homens da lei contratados pela companhia de trem para interromper a onda de assaltos. A sequência da fuga dura 27 minutos, e termina na célebre cena da dupla pulando de um abismo. Na verdade, eles sempre precisam fugir.

Um revisionismo diferente

George Roy Hill estava inspirado. Quando o trio parte para se refugiarem na Bolívia, passam por Nova York. E essa estadia aparece no filme em uma montagem com fotos da época mostrando os personagens se divertindo por lá, com um foxtrote ao fundo. Na América do Sul, eles pensam em levar uma vida honesta, mas acabam novamente no crime. Além de perseguidos ainda pelos investigadores estadunidenses, eles agora despertam a atenção da polícia local. A conclusão apresenta um tiroteio digno dos clássicos do faroeste. O confronto é acirrado, porém a dupla não sabe que o exército chegou para reforçar a guarda da cidade.

Butch Cassidy retoma o faroeste com um revisionismo diferente de outros da época. Ao invés da perspectiva violenta de Sam Peckinpah, por exemplo, George Roy Hill insere humor e música numa aventura onde os heróis são bandidos em fuga. Deu tão certo que o trio de talentos principais repetiu a dose com resultado ainda melhor, em Golpe de Mestre.

___________________________________________

Ficha técnica:

Butch Cassidy | Butch Cassidy and the Sundance Kid | 1969 | 110 min. | EUA, México | Direção: George Roy Hill | Roteiro: William Goldman | Elenco: Paul Newman, Robert Redford, Katharine Ross, Strother Martin, Henry Jones, Jeff Corey, George Furth, Cloris Leachman.

Onde assistir:
Cena do filme "Butch Cassidy"
Cena do filme "Butch Cassidy"
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo