A mostra “A Magia dos Pixels – Espelhos Animados da Realidade” revela a revolução provocada pela Pixar na história do cinema, desde o seu primeiro curta-metragem, Luxo Jr. (1986), passando pelos vencedores de prêmios Oscar Toy Story (1995), Procurando Nemo (2003), Os Incríveis (2004), Ratatouille (2007), WALL-E (2008), Up: Altas Aventuras (2009) e Viva: A Vida é uma Festa (2017). Esses e outros títulos do estúdio americano estarão em exibição no CCBB-RJ – Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, de 20 de setembro a 16 de outubro. No total, são 22 longas-metragens, seis curtas e o documentário A História da Pixar. Como não poderia deixar de ser, a mostra apresenta cópias dubladas para divertir e emocionar o público de todas as idades.
A Pixar é pioneira em animação digital. Com essa técnica foram criados seus primeiros curtas-metragens, como por exemplo Tin Toy (1988), e o clássico longa-metragem Toy Story (1994). Os profissionais da Pixar uniram ciência e arte criando um novo tipo de encantamento. Assim, ao contrário do que se pensava – que a computação gráfica acabaria com a arte de desenhar -, a Pixar demonstrou que a animação digital só existe com a união de diversas técnicas, desde o desenho e a pintura tradicional, a modelagem, a escultura, a programação de computadores, a técnica cinematográfica e, principalmente, a arte de criar uma história sem limites para a imaginação.
A mostra é uma oportunidade única de descobrir ou rever no cinema os filmes da Pixar que conquistaram o mundo todo. Procurando Nemo (2003), por exemplo, foi um sucesso tão grande de bilheteria que chegou a arrecadar quase um bilhão de dólares em todo o mundo. A animação se tornou uma das mais consagradas de todos os tempos e foi ultrapassada somente em 2010, com a estreia deToy Story 3, que arrecadou cerca de 1 bilhão e 63 mil dólares.
“Um dos maiores focos da Pixar é sua preocupação em conectar seus filmes ao mundo. Desde seu início, essa questão é de suma importância, tanto que há uma equipe especial para lidar com isso. Cada cultura e comportamento no mundo são sistematicamente estudados. Tudo porque a Pixar quer que suas obras sejam universais e seus temas orgânicos, que despertam no público a memória afetiva da infância. Há um resgate de uma inocência perdida, sensorial e emocional, mas sem apelar para o sentimentalismo”, comenta o idealizador e curador da mostra Fabrício Duque, que elege Toy Story como um dos seus filmes preferidos da Pixar.
O nome da mostra é inspirado no fato de a Pixar, há quase 40 anos, acessar as memórias afetivas do público e promover importantes reflexões com suas produções únicas. “As animações da Pixar abordam temas universais que tocam crianças e adultos de qualquer idade e nacionalidade. Os desenhos da Pixar são repletos de ternura, afeto, união, beleza e redenção. Através de suas histórias as crianças e adultos não apenas se divertem, mas são convidados a refletir sobre diversos temas muito sensíveis como a solidão, a morte, a passagem da infância para a adolescência, os conflitos de gerações, o preconceito, o medo e o egoísmo. O público descobre que nos reflexos animados da realidade com solidariedade e amor sempre haverá um final feliz para cada história, seja na tela do cinema ou na vida real”, discorre o curador Eduardo Reginato, que coloca Wall-E e Valente como suas animações favoritas.
A Magia dos Pixels – Espelhos Animados da Realidade é a chance de se encantar com clássicos atemporais e, assim, falar baleiês em Procurando Nemo e Procurando Dory, torcer por sustos em Monstros S.A. , voar com balões em Up: Altas Aventuras, correr com a trilogia de Carros, dançar no espaço sideral em WALL-E, se deliciar de tanto comer com o rato Remy em Ratatouille e curtir uma boa aventura com uma turma de amigos em Toy Story, além de se emocionar com as histórias inspiradoras dos filmes Divertida Mente, Viva: a Vida é uma Festa e Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica.
A “Magia dos Pixels: Espelhos Animados da Realidade” oferece gratuitamente um catálogo impresso, em número limitado, e em PDF, que já pode ser baixado em https://ccbb.com.br/programacao-digital/acervo-digital/
Os ingressos para as sessões de cinema, no CCBB RJ, custam R$ 10 e R$ 5 (meia-entrada) e podem ser adquiridos na bilheteria física ou no site do CCBB [bb.com.br/cultura], a partir das 9h do dia da sessão. No dia 12 de outubro, aniversário do CCBB RJ e Dia das Crianças, a entrada será gratuita.
A mostra A Magia dos Pixels: Espelhos Animados da Realidade já foi realizada no CCBB Brasília, em julho e agosto. Junto com o Rio de Janeiro, ela acontece no CCBB Belo Horizonte (20/09 a 16/10) e, depois, segue para o CCBB São Paulo (4 a 30/10).
___________________________________________
Atividades extras
A mostra A Magia dos Pixels: Espelhos Animados da Realidade promove diversas atividades extras gratuitas para entreter e (in)formar ainda mais o público. Logo na abertura da mostra, no dia 20 de setembro, a partir das 18h40, acontece o debate entre a atriz dubladora Miriam Ficher e o crítico de cinema e pesquisador Luiz Baez, com mediação do curador Eduardo Reginato.
Nos dias 23 de setembro, às 14h30, e 14 de outubro, às 14h (sábados), será oferecida a Oficina Lúdica para Crianças, com o professor, diretor e animador de filmes Alexandre Juruena, na qual os participantes aprenderão a construir e modelar, com diversos materiais, bonecos inspirados em personagens do universo Pixar.
Na “sessão comentada” de Divertida Mente, no dia 27 de setembro (quarta), às 17h, o curador Fabrício Duque fará uma palestra sobre o filme, que é um dos seus preferidos, apontando as referências e os destaques da obra.
A mostra também realiza duas sessões com recursos de acessibilidade – Ratatouille com interpretação em LIBRAS, na segunda, 25/09, às 14h, véspera do Dia Nacional do Surdo; e Toy Story, com cópia com audiodescrição, na quarta, 4/10, às 13h30. E, ainda, uma “sessão azul”, voltada para pessoas com transtorno de espectro autista, na qual a sala de cinema fica com iluminação diferenciada, de O Bom Dinossauro, na segunda, 09/10, às 10h30.
E, por fim, mas talvez a atividade extra mais aguardada pelo público: os eventos cosplay com a presença de cosplayers caracterizados de personagens dos filmes da Pixar. As figuras que irão circular pelo CCBB nos dias 30 de setembro, 7 e 12 de outubro são surpresa.
Os ingressos para as atividades gratuitas devem ser retirados uma hora antes do início de cada atividade na bilheteria física do CCBB RJ.
___________________________________________
PROGRAMAÇÃO do CCBB RJ
Disponível também no sitebb.com.br/cultura.
Todos os filmes são dublados em português e tem classificação indicativa “livre”.
Semana 1
20 de setembro – quarta-feira
16h – Primeiros curtas-metragens da Pixar – 21 min – Livre – Sessão gratuita. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB
17h – Monstros S.A – 92 min – Livre
Seguido do debate Como acontece a Magia dos Pixels? , com atriz dubladora Miriam Ficher e o crítico de cinema e pesquisador Luiz Baez. Mediação do curador Eduardo Reginato. Entrada gratuita no debate.
21 de setembro – quinta-feira
18h30 – Toy Story – 81 min – Livre
22 de setembro – sexta-feira
18h – Os Incríveis – 115 min – Livre
23 de setembro – sábado
14h30 – Oficina Lúdica para Crianças, com o professor, diretor e animador de filmes Alexandre Juruena – 120 min – Livre. Evento gratuito. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB.
17h30 – Up: Altas Aventuras – 96 min – Livre
24 de setembro – domingo
15h – Carros – 117 min – Livre
17h30 – Carros 2 – 106 min – Livre
25 de setembro – segunda-feira
14h – Ratatouille – 111 min – Livre – Sessão inclusiva gratuita com Interpretação em LIBRAS. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB.
18h – Carros 3 – 102 min – Livre
Semana 2
27 de setembro – quarta-feira
17h – Sessão Comentada: Divertida Mente – 95 min – Livre.
Seguido de palestra com o curador Fabrício Duque. Grátis. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB.
28 de setembro – quinta-feira
18h – Viva: A Vida é uma Festa – 105 min – Livre
29 de setembro – sexta-feira
18h – Carros – 117 min – Livre
30 de setembro – sábado
15h – Valente – 93 min – Livre. A partir das 13h20, haverá presença de cosplay (personagem surpresa)
17h30 – WALL-E – 98 min – Livre
1º de outubro – domingo
15h – Procurando Nemo – 100 min – Livre
17h30 – Procurando Dory – 97 min – Livre
2 de outubro – segunda-feira
18h30 – A história da Pixar – 87 min – Livre. Documentário. Sessão gratuita. Distribuição de ingressos 1h antes da sessão, na bilheteria do CCBB.
Semana 3
4 de outubro – quarta-feira
13h30 – Toy Story – 81 min – Livre – Sessão inclusiva gratuita com audiodescrição. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB.
18h30 – Toy Story 2 – 92 min – Livre
05 de outubro – quinta-feira
16h – Toy Story 3 – 103 min – Livre
18h30 – Toy Story 4 – 100 min – Livre
06 de outubro – sexta-feira
18h30 – Valente – 93 min – Livre
07 de outubro – sábado
15h – Os Incríveis – 115 min – Livre. A partir das 13h20, haverá presença de cosplay (personagem surpresa)
17h30 – Os Incríveis 2 – 118 min – Livre
08 de outubro – domingo
15h – Up: Altas Aventuras – 96 min – Livre
17h – Divertida Mente – 95 min – Livre
09 de outubro – segunda-feira
10h30 – Sessão Azul: O Bom Dinossauro – 93 min – Livre – Sessão inclusiva gratuita. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB.
18h30 – Vida de Inseto – 95 min – Livre
Semana 4
11 de outubro – quarta-feira
18h30 – Procurando Nemo – 100 min – Livre
12 de outubro – quinta-feira – Entrada gratuita
15h – Toy Story 2 – 92 min – Livre. A partir das 13h20, haverá presença de cosplay (personagem surpresa)
17h30 – Toy Story 4 – 100 min – Livre
13 de outubro – sexta-feira
18h30 – WALL-E – 98 min – Livre
14 de outubro – sábado
14h – Oficina Lúdica para Crianças, com o professor, diretor e animador de filmes Alexandre Juruena – 120 min – Livre. Evento gratuito. Distribuição de ingressos 1h antes da atividade, na bilheteria do CCBB.
17h – Ratatouille – 111 min – Livre
15 de outubro – domingo
15h – Monstros S.A – 92 min – Livre
17h – Universidade Monstros – 104 min – Livre
16 de outubro – segunda-feira
18h30 – Dois Irmãos: Uma Jornada Fantástica – 102 min – Livre
___________________________________________
Serviço:
Mostra: A MAGIA DOS PIXELS: ESPELHOS ANIMADOS DA REALIDADE
Patrocínio: Banco do Brasil
Curadoria: Eduardo Reginato e Fabrício Duque
Produção: BLG Entretenimento
Realização: Centro Cultural Banco do Brasil
Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
De 20 de setembro a 16 de outubro de 2023, quarta a segunda
Rua Primeiro de Março 66, Centro
Contato: tel (21) 3808-2020 | [email protected]
Sala de Cinema 1 (102 lugares, sendo 4 para cadeirantes)
Ingressos: R$ 10 e R$ 5 (meia) – disponibilizados às 9h do dia da sessão na bilheteria física ou em bb.com.br/cultura
Para o debate e a oficina, ingressos disponibilizados gratuitamente 1h antes do evento, somente na bilheteria física do CCBB.
(fonte: divulgação)