Colombiana: Em Busca de Vingança é o quinto longa do diretor francês Olivier Megaton, especialista em filmes de ação. São deles a direção de Carga Explosiva 3 (Transporter 3, 2008), estrelado por Jason Statham, e Busca Implacável 2 (Taken 2, 2012) e Busca Implacável 3 (Taken 3, 2014), ambos protagonizados por Liam Neeson. O roteiro, na verdade, é uma adaptação da sequência de O Profissional (León, 1994), que acabou não se concretizando. Daí o nome de Luc Besson nos créditos.
Nessa adaptação, a trama se inicia na Colômbia. Durante os créditos iniciais, vemos uma tomada aérea das favelas de Bogotá, entrecortada por flashes de flagrantes jornalísticos de crimes do tráfico de drogas. A influência desse ambiente num país sul-americano é clara: Cidade de Deus (2002), filme de Fernando Meirelles e Kátia Lund de enorme repercussão mundial. Inclusive na cena posterior da empolgante fuga da menina Cataleya (Amandla Stenberg) após testemunhar o assassinato dos pais, que lembra a perseguição à galinha desse filme brasileiro.
O pai de Cataleya foi executado pelo chefe dele, dono do tráfico local, e a menina foge para os Estados Unidos. Lá, seu tio Marco (Jordi Mollà) a acolhe na família e no negócio do crime. Mas, treinada para ser uma exímia matadora de aluguel, a Cataleya adulta (Zoe Saldana) está focada em se vingar dos responsáveis pela morte dos seus pais. No entanto, isso chama a atenção do FBI e de um braço corrupto da CIA. Trava-se, então, uma corrida entre as investigações desses órgãos e a saga justiceira de Cateleya.
A justiceira
O filme constrói uma protagonista com várias dimensões. Embora seja uma assassina de sangue frio, Cataleya é também uma mulher que extravasa sensualidade quando está com seu namorado estadunidense. Mas, esse relacionamento amoroso cria um dilema, pois apesar de ela querer se envolver profundamente, não pode revelar quem realmente é. Por outro lado, ela enfrenta o conflito entre a obsessão pela vingança e as recomendações de segurança de seu tio. O pico de dramaticidade da personagem está no confronto dela com o agente do FBI.
Tal preocupação em apresentar uma anti-heroína consistente eleva Colombiana: Em Busca de Vingança. Mas, Olivier Megaton coloca a ação em primeiro lugar. Com isso, atropela o enredo. O resultado é uma sucessão de assassinatos bem filmados, mas que se desprendem da linha central narrativa da justiceira em busca de vingança. A execução no México, por exemplo, prima pelo estilismo, incluindo um piso de vidro sobre um tanque de tubarões digno de vilão de James Bond. No entanto, seria mais impactante emocionalmente se os ataques de Cataleya se restringissem a alguns poucos gangsteres diretamente ligados à morte de seus pais. De preferência, que pudéssemos reconhecer das cenas iniciais.
Exploitation
Na parte final, o tom do filme beira o cinema exploitation. O exagero toma conta das cenas, como quando Cataleya rompe as portas da garagem do tio a bordo de um enorme truck. Evidentemente, seria mais sensato abrir as portas, mas a prioridade aqui é causar impacto. Além disso, no confronto final, a protagonista derrota uma dezena de bandidos, com cara de inabalável, sem nem olhar para os lados. Megaton usa e abusa de câmera lenta ou velocidade acelerada, câmera trêmula, e planos curtíssimos.
Assim, Colombiana: Em Busca de Vingança acerta a mira como filme de ação com uma personagem sólida. Mas falha em atingir o alvo no quesito enredo.
___________________________________________
Ficha técnica:
Colombiana: Em Busca de Vingança | Colombiana | 2011 | 108 min | França, EUA, Reino Unido | Direção: Olivier Megaton | Roteiro: Luc Besson, Robert Mark Kamen | Elenco: Zoe Saldana, Michael Vartan, Callum Blue, Jordi Mollà, Lennie James, Amandla Stenberg, Cliff Curtis, Beto Benites.