Pesquisar
Close this search box.
História de um Casamento (filme)
[seo_header]
[seo_footer]

História de um Casamento

Avaliação:
9/10

9/10

clique no botão abaixo para ouvir o texto

Crítica | Ficha técnica

Provavelmente você já assistiu a algum drama dirigido por Noah Baumbach. Especialista no gênero, ele já nos presenteou com A Lula e a Baleia (2005), Margot e o Casamento (2007), Frances Ha (2012), Enquanto Somos Jovens (2014), entre outros. Em História de um Casamento, o recorte é o subtema do divórcio.

A parte inicial de História de um Casamento replica aquele clima agradável de Frances Ha. Primeiro, a voz em off de Charlie (Adam Driver) nos apresenta Nicole (Scarlett Johansson) em uma apaixonada descrição que relata detalhes idiossincráticos que só uma convivência muito íntima pode proporcionar. Imagens desse relacionamento ilustram a narração. Em seguida, Nicole devolve esse quase tributo descrevendo Charlie.

Quebra do encanto

Todo esse encanto que existe entre o casal é quebrado na sequência seguinte, em um contraste inesperado de tom. Charlie e Nicole tentam iniciar um processo de terapia para resgatar esse amor que se esvaiu, mas não conseguem. Nicole se muda de Nova York, onde trabalhava como atriz nas peças de teatro de Charlie, que as dirigia, e viaja para Los Angeles, para atuar em uma série para a televisão e morar com a mãe. E leva o filho de 8 anos junto.

A partir disso, o drama se intensifica, e outro filme de Noah Baumbach vem à mente: Margot e o Casamento. A separação vai parar nos tribunais, onde os advogados acirram a agressividade entre Charlie e Nicole, inclusive criando demandas que eles nem desejavam. Na cena mais dramática do filme, os dois discutem fortemente no apartamento de Charlie, trocando acusações graves, até concluírem ao final que a tristeza pelo fim do relacionamento prevalece sobre essa agressividade. Essa cena é filmada alternando planos médios e close-ups, estes usados quando a intensidade da briga chega a extremos.

Nova York e Los Angeles

O distanciamento entre Nova York e Los Angeles representa figurativamente a separação entre os dois. Charlie se recusa a se mudar para L.A., o que torna a convivência ainda mais difícil, pois ele precisa viajar de uma costa a outra dos EUA para visitar o filho. Então, em uma cena emblemática, sentimos o isolamento de Charlie vivendo sozinho em Nova York, quando o flagramos em um salão de cabelereiro, pois antes Nicole cortava o cabelo dele em casa.

A cena posterior, quando Charlie canta em um bar, representa o desabafo que lhe dá forças para buscar uma convivência mais equilibrada. Dessa forma, ele recua para poder manter um relacionamento sem atritos, que poderá resgatar uma vida feliz para cada um, mesmo que separados. Isso fica claro na conclusão de História de um Casamento, quando Noah Baumbach nos surpreende com o texto que ouvimos na parte inicial, retomada como prova de que o amor entre o casal não se extinguiu com a separação. Afinal, se sentimos no prólogo esse amor, e o texto foi na verdade escrito depois do divórcio, isso significa que o sentimento ainda resiste.

Atuações

Por outro lado, as interpretações de Adam Driver e Scarlett Johansson é tocante. O grandalhão Driver desmonta diante da nova situação. E demonstra isso quando ele, que sempre foi um ótimo pai e que cuidava bem das atividades em casa, se corta acidentalmente justamente na visita de uma assistente judicial que avalia o relacionamento de cada progenitor com o filho. Já Johansson se despe das maquiagens para criar um retrato bem realista do drama pelo qual passa. Aliás, menos maquiagem parece ser uma ferramenta essencial para as produções para a tv (História de um Casamento é uma produção da Netflix), pois Anne Hathaway usou a mesma abordagem na série Amor Moderno, da Amazon Studios.

Adicionalmente, o elenco é reforçado por ótimas participações de Laura Dern, Ray Liotta e Alan Alda, nos papéis dos advogados do casal.

Em suma, História de um Casamento é um belo retrato de um relacionamento amoroso profundo e sincero que chegou ao fim. E mostra que o melhor caminho é reconhecer o quanto ele foi bom e seguir em frente. Porém, sem esquecer que eles foram muito felizes juntos.

 

História de um Casamento (filme)
História de um Casamento (filme)
Compartilhe esse texto:

Críticas novas:

Rolar para o topo